Manaus, 12/08/2022

Destaques

Oposição irá ao STF caso Pacheco não instale a CPI do MEC

Oposição irá ao STF caso Pacheco não instale a CPI do MEC
29/06/2022 10h10

Nesta segunda-feira (28), senadores da oposição apresentaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC) com 31 assinaturas, quatro a mais que o mínimo necessário. A decisão agora será do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas os parlamentares pretendem tomar uma atitude caso ele não instale a comissão.

De acordo com a revista Veja, a ideia é acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para “forçar” Pacheco a colocar a CPI do MEC para funcionar. A informação foi dada ao veículo por um senador que assinou a lista.

A ideia é conseguir uma decisão semelhante à da CPI da Covid, que foi instalada apenas após uma determinação do STF.

A CPI do MEC ganhou força após a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. Além disso, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), um áudio obtido pela PF aponta que o ex-ministro Ribeiro teria dito que recebeu um aviso do presidente Jair Bolsonaro sobre uma ação da corporação.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.