Manaus, 16/05/2024

Amazonas

OSCARINO E PETELECO SÃO HOMENAGEADOS EM PARQUE

OSCARINO E PETELECO SÃO HOMENAGEADOS EM PARQUE
04/08/2019 08h00

Foi inaugurado na ultima quarta-feira (31/07), o Parque Dois Amigos: Oscarino e Peteleco, localizado no bairro da Cachoeirinha, entre a rua Duque de Caxias e o Parque Residencial Mestre Chico II, na zona sul da cidade. A construção do parque em uma área do leito do igarapé Mestre Chico, vizinha ao Residencial Mestre Chico II, modificou o cenário do local, que se encontrava totalmente tomado pelo lixo, poluição e mau cheiro, há aproximadamente três décadas.

O parque conta com uma extensão total de 2.000 m² e está equipado com redes de esgoto e de drenagem, área de lazer com gangorras para as crianças, iluminação LED, meia quadra de basquete para a prática de arremessos, academia ao ar livre equipada com três pranchas para abdominal, três aparelhos de “leg press” e três simuladores de caminhada.   

Qualidade de vida

Os moradores do local ficaram contentes com o parque, como o aposentado Pedro Fernandes de Jesus, de 72 anos, que reside há 40 anos no Residencial Mestre Chico II. “Aqui era muito ruim, feio, cheio de lama, um lamaçal, a gente só andava nos quintais, mas fora disso não passava não. Era um chavascal que Deus o livre. Agora ficou muito bom, melhorou muito mesmo”, afirmou. 

Homenagem

O parque homenageia Oscarino Farias Varjão, mais conhecido pelo nome artístico Oscarino Farias, ventríloquo brasileiro com mais de 60 anos de carreira e que ficou conhecido nacionalmente por meio de seu personagem Peteleco. Sua criação é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas.

Oscarino Farias nasceu na comunidade Paraná do Xiborena, atualmente um dos distritos do município de Iranduba, em 1937. De origem simples, sua família mudou-se para Manaus em meados da década de 50. Oscarino foi engraxate na rua Marquês de Santa Cruz, no centro da capital amazonense, e morador do bairro da Praça 14, zona sul de Manaus.

Em 1957, aos 20 anos de idade, criou o boneco Peteleco, na casa de sua sogra, como forma de superar as dificuldades financeiras. Desde então, Oscarino passou a realizar apresentações em escolas, programas de rádios e TVs locais e nacionais. Oscarino faleceu em 15 de abril de 2018.

Os familiares do artista homenageado estiveram presentes durante a cerimônia e se emocionaram com a homenagem prestada pelo Governo do Estado. “Nós, da família, estamos muito agradecidos por essa grande homenagem que meu pai está recebendo e temos certeza que ele está orgulhoso“, afirmou Rafael Rodrigo, filho caçula de Oscarino.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X