Manaus, 11/05/2025

Mundo

Otan diz estar pronta para defender aliados contra Rússia e Belarus

Jens Stoltenberg fala durante coletiva de imprensa em Pabrade, Lituânia, em 26 de junho.
Mindaugas Kulbis/AP
Jens Stoltenberg fala durante coletiva de imprensa em Pabrade, Lituânia, em 26 de junho. Mindaugas Kulbis/AP
28/06/2023 12h00

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse que uma mensagem clara foi enviada a Moscou e Minsk – capital de Belarus – de que “a Otan está lá para proteger cada aliado, cada centímetro do território da Otan”.

Stoltenberg fez as declarações em uma coletiva de imprensa conjunta em Haia na terça-feira (27), ao lado dos líderes de sete países da Otan.

O chefe da organização disse que a aliança está pronta para defender os membros contra a Rússia e Belarus, e que os eventos envolvendo a rebelião do Grupo Wagner eram “assuntos internos da Rússia”.

Quando questionados por jornalistas sobre quaisquer questões de segurança que possam surgir com o chefe de Wagner, Yevgeny Prigozhin, e suas forças sendo transferidas para Belarus, todos os oficiais afirmaram que é muito cedo para fazer qualquer julgamento final.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.