Manaus, 18/05/2024

Amazonas

OUVIDORIA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE SEGURANÇA

OUVIDORIA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE SEGURANÇA
09/04/2019 19h00

A Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas participou de uma audiência pública, nesta terça-feira (09), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre autoridades e cidadãos, e tratou do Plano Estadual de Segurança Pública, dando voz à representantes e líderes comunitários de vários bairros da capital. Um stand foi montado pela ouvidoria para atender presencialmente solicitações, denúncias, reclamações, elogios ou sugestões da sociedade sobre a prestação dos serviços dos órgãos vinculados.

O Ouvidor-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, delegado João Victor Tayah, explicou a atuação da Ouvidoria no Plano Estadual de Segurança Pública. “A audiência foi muito positiva, pois possibilitou uma ampla participação dos usuários, entre eles, representantes de associações de bairros, conselhos comunitários, de segurança pública e entidades da sociedade civil. Por meio dessas manifestações foi possível saber suas expectativas, necessidades e demandas a respeito da segurança, e partir disso, será elaborado um projeto de segurança pública partindo da percepção dos usuários” disse Tayah.

A audiência foi proposta pela Secretaria Executiva Adjunta de Gestão Integrada (Seagi), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e realizada durante a 5ª edição da Semana de Integração do Sistema de Segurança Pública. O Plano Estadual de Segurança Pública deve ser alinhado ao Plano Nacional lançado pelo Governo Federal, em 2017, tendo como principais pautas a redução do feminicídio e da violência contra a mulher; o combate integrado às organizações criminosas, ao tráfico de drogas e de armas; a modernização do sistema penitenciário; e ainda, a diminuição de homicídios dolosos.

Entre os participantes que se manifestaram, Iza Maia, representante indígena da tribo Sateré-Mawé, priorizou o retorno ativo dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg). “Existem vários conselhos de segurança na capital. Seria interessante a atuação de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública juntamente com os conselheiros” sugere Maia.

O Conselheiro de Saúde da Zona Norte de Manaus, Júlio Farias de Souza, falou sobre a importância da sessão realizada em prol da segurança pública. “O Governo do Amazonas está de parabéns pela realização de uma audiência que há tempos não era feita. Está sendo uma iniciativa excelente para que haja integração entre a comunidade e autoridades de segurança, a fim de angariar melhorias em nosso estado”, conta o manifestante.

A ouvidoria – De segunda a sexta-feira, o cidadão também pode apresentar suas denúncias, reclamações e sugestões à Ouvidoria por meio dos sistemas virtuais E-SIC e E-OUV, que reúne Ouvidorias de todo o Brasil, pelo telefone (92) 99981-7087, através do e-mail [email protected], e de forma presencial no endereço Rua 7, Conjunto Celetramazon, 11, Adrianópolis.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X