Manaus, 25/04/2024

Destaques

Padre José Ivanildo recebe Medalha de Ouro Cidade de Manaus em sessão solene na Câmara

Padre José Ivanildo recebe Medalha de Ouro Cidade de Manaus em sessão solene na Câmara
05/11/2021 15h10

A Câmara Municipal de Manaus realizou nesta sexta-feira (5/11), no plenário Adriano Jorge, a sessão solene para a entrega da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao Padre Salesiano José Ivanildo Melo, pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense. A homenagem foi motivada pelo projeto de decreto legislativo do vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

Durante o uso da palavra, o vereador autor da honraria falou sobre o trabalho desenvolvido pelo sacerdote. “Essa honraria é a mais importante desta Casa Legislativa, e o padre Ivanildo junto à comunidade Salesiana merecem esse nosso reconhecimento por todo o trabalho que realizam com os jovens, com as famílias, com as pastorais. Apesar de ser muito jovem, tem um currículo extenso de atividades que foram feitas em pouco tempo na cidade de Manaus, mas que fizeram a diferença. Durante a pandemia, ele se dedicou arduamente, conseguiu manter toda a programação de missas, novenas e encontros, de forma virtual, dando atenção e apoio a todos que naquele momento tão difícil, precisavam de uma palavra, de ações de solidariedade,” disse Daniel Vasconcelos.

O secretário de Estado de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Cyrino Barbosa enalteceu as obras realizadas pelo padre. “Quando tive acesso à biografia do padre Ivanildo fiquei surpreso, porquê imaginei que ele tivesse uns setenta anos pela quantidade de serviços que realizou e quando percebi que era alguém bem jovem, fiquei feliz por que sei que ainda tem muito a fazer e isso é importante. Quando olhamos pra vocês e vemos tudo o que desenvolvem, isso nos inspira”.

“Um homem cheio de vida, por onde ele passa movimenta tudo. Um pastor que acompanha e cuida de seu rebanho, assim é o padre Ivanildo. Esse momento é de muita alegria para nós, mas tudo isso aqui representa uma responsabilidade, nós salesianos da Amazônia temos o compromisso de servir o nosso povo mesmo diante de todas as adversidades,” destacou o vigário da Inspetoria Salesiana, padre Felipe Bauziére.

Durante a solenidade foram realizadas homenagens pelos cantores: Polyana Holanda, Camila Gabrielle e Alexandre Santos. Também foram entregues os certificados de honra ao mérito à alguns sacerdotes salesianos e pessoas indicadas pelo sacerdote Ivanildo.

Em seu discurso, padre Ivanildo agradeceu a honraria recebida, o acolhimento de todos e relatou que essa Medalha se estende a todos que estão com ele na caminhada cristã. “Esta Medalha de Ouro não é somente minha. São de todos os que fazem parte de minha vida aqui no Amazonas, que me ajudam a ser quem eu sou. Acredito que os pequenos gestos têm poder, pois são carregados de esperança de que tudo o que fazemos é capaz de mudar a realidade. Sou muito grato a tudo isso, mas só faz sentido por que tenho vocês ao meu lado. Obrigado a todos, ao vereador Daniel pela parceria, amizade e trabalho desenvolvido na comunidade. Todas as vezes que eu olhar para essa medalha vou lembrar que ela é feita de pessoas, de memórias, coração e muito amor que eu tenho por cada um de vocês e o amor que recebo,” concluiu.

Participaram ainda, o ecônomo, Irmão Dernival Martins Ricardo, representantes de pastorais, serviços e movimentos da igreja católica, amigos e paroquianos do homenageado.

Histórico

Nascido em Irituia (PA) em 16/7/1983, o padre José Ivanildo de Oliveira Melo é filho de José Melo e Creusa Maria e vem de uma família de sete irmãos. Iniciou a carreira salesiana em 2004, como aspirante salesiano na cidade de Ananindeua (PA). Veio a Manaus pela primeira vez em 2006 para dar início ao pré-noviciado e o noviciado foi realizado na cidade de Indápolis (MS) e a primeira profissão religiosa foi realizada em 2009 e, como salesiano trabalhou em vários lugares, como: São Gabriel da Cachoeira e Manicoré e nos últimos quatro anos esteve em São Paulo estudando Teologia.

Foi ordenado presbítero no dia 9 de dezembro de 2017 na cidade de Ananindeua e, em 2018 foi lhe confiado o serviço de coordenador de pastoral da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), formador do aspirantado e membro da comunidade do Centro Salesiano de Formação (Cesaf), onde também atua até hoje como ecônomo. Também foi nomeado delegado inspetorial de comunicação. Em 20 de janeiro de 2019, tomou posse como Reitor e Pároco do Santuário São José, onde estava atuando até ser chamado para assumir a nova missão como pároco na paróquia São José Operário Leste.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.