Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio de sua Diretoria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (5) as atividades do Novembro Azul para os servidores. A programação é anual e tem por objetivo reforçar as ações de prevenção e combate ao câncer de próstata, que hoje é a segunda causa de morte por câncer entre os homens.
A primeira atividade foi a palestra “Patologias da próstata” proferida pelo diretor da Clínica Urológica de Especialidades Médicas (Uroclin), médico Luís Carlos Maciel.
Abrindo o evento, o diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade, explicou que a missão da equipe da Casa não é somente promover um mês de prevenção ao câncer, mas falar da saúde como um todo, que segundo ele está focada na parte física, assim como na questão existencial e intelectual da pessoa.
“Nesses dez anos que estamos à frente da Diretoria de Saúde, temos lutado em nome da educação em saúde, da prevenção e da qualidade de vida. Não tem lógica a gente fazer uma semana de prevenção e esquecer o resto do ano”, enfatizou.
O palestrante explicou que o foco central da palestra é a prevenção do câncer de próstata e o que se deve fazer para tratar e até curar a doença. A palestra dele é baseada nos fatores de risco do câncer de próstata, nas avaliações periódicas, nos exames que são feitos para a prevenção e sobre a importância de o homem comparecer pelo menos uma vez por ano para os procedimentos de prevenção.
“Hoje esta é a doença que mais mata o homem e é o segundo câncer que mais atinge o homem na idade superior a 50 anos”, afirma.
O diretor da Uroclin falou sobre as patologias da próstata, na diferenciação da doença benigna da doença maligna e dos exames que são fundamentais para o diagnóstico dessas patologias. Em sua exposição ele mostrou que entre as patologias mais comuns estão as inflamatórias, as infecciosas, o crescimento fisiológico, que é a hiperplasia benigna da próstata, e o câncer de próstata. O tratamento é feito de formas clínicas e cirúrgicas, para justamente prevenir a doença e tratar antes de chegar ao
caos ou à cirurgia.
No Centro Médico da Aleam, de acordo com o diretor Arnoldo Andrade, é feita a prevenção permanente, seja em programas como o Medida Certa, que trata da redução do sobrepeso que tem impacto na manifestação do câncer; nos exercícios na Academia de Ginástica, onde é trabalhada a saúde física, fazendo a prevenção por meio de exercícios; bem como na discussão nutricional sobre a qualidade da alimentação, pois quem se alimenta de forma saudável tem probabilidade menor da doença.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X