Manaus, 29/03/2024

Amazonas

PAPA FRANCISCO É QUEM VAI DECIDIR SOBRE A RENÚNCIA DE ARCEBISPO DE MANAUS

Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Eduardo Castriani Foto: Perezes Júnior
Arcebispo de Manaus Dom Sérgio Eduardo Castriani Foto: Perezes Júnior
20/05/2019 12h10

Com 40 anos de sacerdócio, Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo metropolitano de Manaus, enviou neste domingo, 19 de maio, uma carta de renúncia ao cargo de arcebispo da capital amazonense. A Carta se torna obrigatória quando o bispo faz 75 anos de idade ou quando o mesmo está com a saúde debilitada para continuar servindo o seu cargo. A Carta de resignação é enviada ao Núncio Apostólico ou ao Delegado Apostólico, o representante da Santa Sé do seu País ou região.

Segundo o código canônico que rege a igreja católica, Cân. 401 §1 ,remete para a obrigação dos bispos apresentarem a sua renúncia ao Papa quando atinjam os 75 anos de idade. Alguns fazem-no algum tempo antes, para que a resignação tenha efeito ao atingir esta idade. Os bispos podem também pedir a renúncia por motivos de saúde ou por outro motivo grave.

«Cân. 401

§ 1. Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias.

§ 2. Roga-se instantemente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia.» 

Sobre Dom Sérgio Castriani

 Dom Sérgio Eduardo Castriani, foi empossado  arcebispo metropolitana de Manaus na noite do dia 23 de Fevereiro de 2013 na Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Maria, padroeira do Amazonas, a Igreja da Matriz, no Centro da cidade, substituindo Dom Luiz Soares vieira, que teve seu pedido de renúncia aceita pelo Papa.

Dom Sérgio Castriani nasceu em 1954, em Regente Feijó (SP), e sua Ordenação Presbiteral foi em 1978, em São Paulo. Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI também na capital paulista.

O arcebispo de Manaus chegou à Amazônia há 40 anos, no dia 15 de março de 1979, na cidade de Feijó (AC). Há 14 anos, iniciou seu trabalho missionário em Tefé (AM), onde foi ordenado bispo no dia 9 de agosto de 1998. E no dia 12 de dezembro de 2012, foi nomeado arcebispo de Manaus, tomando posse no dia 23 de fevereiro de 2013.

Dentre as suas principais atividades antes do episcopado, destacam-se: vigário paroquial e pároco (Feijó/AC); assessor da Pastoral da Juventude, professor e vigário em São Paulo; diretor da Casa de Filosofia CSSp (SP); ecônomo provincial; e conselheiro geral do CSSp.

Como bispo de Tefé, atuou como secretário da Região Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intersclesial por dois mandatos (2003 a 2011)

Nota da Arquidiocese de Manaus

Não há carta de Renúncia, apenas Dom Sergio informou ao Papa sua situação de saúde e que Ele poderia ficar à vontade para tirá-lo da Arquidiocese se assim julgar necessário.Dom Sergio continua a fazer tudo o que compete a ele enquanto arcebispo da Arquidiocese de Manaus.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.