PARCERIA ENTRE A IMPRENSA OFICIAL DO AM E SEC FOMENTARÁ A CULTURA AMAZONENSE

Um encontro entre o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Amazonas (Impeam), Mário Jumbo Miranda Aufiero, e o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, e equipes técnicas dos dois órgãos, na manhã de hoje (25/04), marcou a retomada dos planos de ação conjunta das obras de restauro do antigo prédio do Castelinho, dos Diários Oficiais publicados desde 1893, além da revitalização da biblioteca da Impeam.

“A biblioteca da Imprensa Oficial é uma das mais antigas do Estado e da região Norte do B rasil, de 1893, data da criação do Diário Oficial do Estado (DOE). A ideia é restaurar a biblioteca, o acervo do DOE, digitalizar o conteúdo e potencializar esse material para estudantes e para o público em geral. O objetivo é popularizar o acesso à Imprensa Oficial. Afinal, essa biblioteca é uma das fontes de conhecimento sobre a história do Amazonas”, ressalta Aufiero.

No dia 27 de março, a convite do diretor-presidente da Impeam, o secretário Marcos Apolo Muniz esteve na sede da Imprensa Oficial para identificar as demandas do órgão e percebeu a necessidade de encaminhar a equipe do Departamento de Bibliotecas da SEC, comandada pelo diretor, Charles Costa, para prospectar de forma técnica quais caminhos seriam adotados para a realização do projeto da biblioteca.

Hoje, o relatório de inspeção feita na biblioteca da Impeam foi apresentado para o secretário de Cultura e equipe da Imprensa Oficial.
“Me sinto entusiasmado em fazer parte dessa história de resgate do Estado do Amazonas com vocês, Imprensa Oficial”, declarou Marcos Apolo.

Outro assunto abordado entre o diretor-presidente da Impeam, o secretário de Cultura e as equipes dos dois órgãos diz respeito à participação da Imprensa Oficial no evento dos bumbás de Parintins, no mês de junho, com futuros lançamentos editoriais sobre o tema folclórico.

“Como se vê, fazer história no âmbito cultural é, também, uma das propostas da nova gestão da Impeam e um dos legados a ser deixado pelo governo Wilson Lima. Vem coisa boa pela frente!”, destacou Mário Aufiero.