Manaus, 28/03/2024

Cidade

Parceria entre Melhor em Casa e FCecon deve duplicar atendimento domiciliar

Parceria entre Melhor em Casa e FCecon deve duplicar atendimento domiciliar
09/04/2021 16h40

A parceria entre o programa Melhor em Casa com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) vai beneficiar até 120 pacientes oncológicos com atendimento domiciliar. A parceria foi firmada nesta sexta-feira (09/04), com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que coordena o projeto no Amazonas.

 

O Melhor em Casa é um programa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, que tem como objetivo oferecer atendimento domiciliar feito por equipes multiprofissionais. O serviço busca a desospitalização de pacientes.

 

Histórico – Na visão do diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o Governo do Estado e a SES-AM dão uma solução histórica para ampliar o atendimento domiciliar realizado pela Fundação, que enfrenta dificuldades pela escassez de profissionais de saúde.

 

“Os pacientes que chegam normalmente têm tumores avançados e fatalmente vão terminar nos Cuidados Paliativos. Sempre foi o nosso ‘calcanhar de Aquiles’. Um elemento tão fundamental dentro da nossa Fundação, para o qual não tinham sido abertos os olhos pelos governos passados. E nesse momento nós conseguimos ter o olhar do Governo, ter o olhar da Secretaria de Saúde, no sentido de colocar o Melhor em Casa junto conosco”, afirma Mourão.

 

Cuidados Paliativos – O Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) da FCecon foi implantado em 1997, sendo a primeira unidade de saúde da região Norte a oferecer o serviço.

 

Hoje, o STDCP fornece atendimento ambulatorial, por meio do Ambulatório da Dor; hospitalar, para controle de sintomas de pacientes que precisam ser temporariamente internados; e atendimento domiciliar, que possui alta demanda.

 

O serviço de Cuidados Paliativos atende atualmente 60 pacientes em casa, com cuidados realizados por médico com formação clínica e paliativa, anestesiologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, capelã, terapeuta ocupacional e voluntários. As visitas podem ser semanais ou até mensais, dependendo da avaliação clínica.

 

A parceria com o Melhor em Casa vai ampliar a atuação do STDCP no atendimento domiciliar. “A chegada dessa equipe vai com certeza somar na qualidade da assistência que esse paciente, que está com câncer avançado, quem tem conflitos sociais e familiares, necessita. Se o nosso forte é a desospitalização, essa equipe, com a sua expertise de atendimento no programa Melhor em Casa, vai somente somar”, destaca a chefe do STDCP/FCecon, anestesiologista e paliativista, Mirlane Cardoso.

 

Parceria – O serviço domiciliar ganha aproximadamente 20 profissionais cedidos pela SES-AM com a parceria, segundo a coordenadora do Melhor em Casa, Semira Torres.

 

“É uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e psicólogos. Isso vai facilitar a busca de pacientes que precisam ser tratados em domicílio. Será uma grande parceria com a FCecon”, destaca Torres.

 

A expectativa é dobrar o número de atendimentos domiciliares, chegando a 120 pacientes oncológicos que se encontram em estado avançado da doença, apresentando dificuldades de locomoção, de alimentação, dentre outras.

via assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.