Manaus, 02/02/2023

Amazonas

Parintins é primeiro município do Amazonas a atender todas as recomendações do Ministério do Trabalho

Parintins é primeiro município do Amazonas a atender todas as recomendações do Ministério do Trabalho
25/01/2023 15h00

A Prefeitura de Parintins cumpriu nesta terça-feira, dia 24, o último requisito estipulado pelo Ministério do Trabalho para garantir a segurança do trabalhador no trato dos resíduos sólidos. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) fez a entrega de cinta lombar aos seus servidores. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) evita o colaborador de sofrer danos na coluna cervical.

Foram entregues 60 cintas lombares e camisas aos colaboradores dos setores de Coleta Domiciliar, Aterro Controlado e Retirada de Entulho. Parintins é um dos primeiros municípios do estado a usar o equipamento para esta função e, com isso, assegura o cuidado com o servidor, tornando-se o primeiro município a atender todas as recomendações do Ministério do Trabalho para este setor.

Jander da Costa, 39, trabalha na limpeza pública há mais de 18 anos e avalia que estes equipamentos, além de melhorar o serviço, dão melhor qualidade de vida ao trabalhador. “É gratificante para nós se sentir melhor na hora de pular, descer, se abaixar pra pegar o lixo. Então, é uma meta que a Prefeitura alcança e deu um passo a mais. A gente se sente prestigiado pela parte do prefeito Bi Garcia, que faz cumprir essas metas de trabalho para nós e cada dia melhora”, observou.

PRIMEIRO NO AMAZONAS

Com a entrega do material de segurança, a Prefeitura de Parintins atende uma orientação do Ministério do Trabalho voltada para garantir a saúde do servidor público no trato dos resíduos sólidos. “É uma política do prefeito Bi Garcia de cuidar bem de todo o funcionalismo público e, principalmente, dos funcionários que trabalham na coleta domiciliar do município. Nós temos essa preocupação de estar sempre orientando quanto à saúde. Então, é uma conquista da Prefeitura de Parintins em atender todas essas solicitações e trazer mais segurança e qualidade nos serviços”, destacou o secretário de Obras, Albano Albuquerque.

Recentemente, o Ministério do Trabalho determinou ações aos municípios brasileiros quanto à segurança do trabalhador. Entre as orientações estão a implantação do carro coletor, uso de creme bactericida, protetor solar e manutenção dos EPIs necessários como bota, farda, luva e demais equipamentos de segurança.

Todo o acompanhamento e controle das ações de saúde do trabalhador é realizado pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (DSST). “A gente verifica os riscos que têm no ambiente laboral de todos os setores. A gente também acompanha a parte de atendimento na saúde com todos os nossos parceiros das UBS, Policlínica Padre Vitório, Hospital, o PAC”, concluiu o responsável pelo DSST, Pironcy Godinho.

 

Fotos: Eldiney Alcantara

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.