Manaus, 02/02/2023

Amazonas

Parque de Imagem da FCecon passa por revitalização e modernização

Parque de Imagem da FCecon passa por revitalização e modernização
14/12/2022 11h30

O Parque de Imagens da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), passou por um processo de modernização e revitalização, que permitiu a ampliação do número de exames realizados e a melhoria na qualidade do diagnóstico e dos serviços prestados ao paciente oncológico ao longo do ano de 2022.

As ações envolveram a aquisição pelo hospital de um mamógrafo digital com estereotaxia, que permite durante a mamografia a realização do exame e da biópsia, e de um tomógrafo de 32 canais, considerado um dos mais modernos do Estado, além da manutenção e a aquisição de um raio-X digital.

O processo de modernização abrangeu ainda a revitalização das salas de mamografia e tomografia para recepção dos equipamentos; a capacitação de 60 técnicos e tecnólogos em Radiologia do interior do Amazonas para operacionalização de mamógrafos; e a aquisição de serviços terceirizados de laudos de tomografia.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Cecon, mastologista Gerson Mourão, as melhorias possibilitaram, por exemplo, a realização de mais de 37.754 procedimentos pelo Parque de Imagem, dentre mamografias, raio-X, tomografias, ultrassonografias, procedimentos intervencionistas – biópsias guiadas por ultrassonografia e mamografia, entre outros – entre janeiro e novembro de 2022.

Com a ampliação e a melhoria dos serviços prestados ao paciente oncológico, pondera Mourão, a expectativa é economizar tempo, recursos e, principalmente, salvar vidas ao diminuir o tempo de espera daqueles que precisam de tratamento.

Qualidade e produtividade

A gerente do Parque de Imagem, enfermeira Janaína Dias, pontuou que são diversas as vantagens para os pacientes proporcionadas pelo novo mamógrafo digital com estereotaxia. Ela citou, por exemplo, a melhoria na qualidade da imagem, permitindo visualizar as lesões com maior precisão, e a diminuição no tempo e incômodo na realização da mamografia e da emissão da biópsia, além da otimização do trabalho do médico radiologista na emissão dos laudos.

Com o reforço da capacidade instalada do Parque de Imagem com os novos equipamentos, conforme Janaína, a expectativa é de que sejam realizados pelo hospital 1,5 mil tomografias e 800 exames de raio-X ao mês. A gerente ressalta que os equipamentos atenderão pacientes ambulatoriais, internados nas enfermarias, Radioterapia, Serviço de Urgência e Emergência e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e infantil.

Capacitação

Segundo Janaína Dias, o Parque de Imagem capacitou 60 técnicos e tecnólogos em Radiologia do interior do Amazonas para operacionalização de mamógrafos, em 2022, por meio do curso “Qualificação Prática de Execução de Exames por Mamografia”, além de contar com a preceptoria da residência médica.

A capacitação é realizada em parceria com a SES-AM, responsável por selecionar e encaminhar os técnicos em radiologia dos municípios ao hospital. O treinamento foi disponibilizado desde agosto de 2021, com encerramento em setembro de 2022, pelo hospital ser referência no tratamento do câncer de mama, informa a gerente.

“A capacitação vai permitir que a população do interior realize o exame de mamografia em suas próprias cidades, sem o deslocamento para a capital, evitando despesas como deslocamento, alimentação e hospedagem pelo paciente”, frisa Janaína.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.