Manaus, 25/09/2023

Polícia

Vídeo; PC-AM deflagra ação e prende quadrilha por furto qualificado a veículos em supermercados de Manaus

Vídeo; PC-AM deflagra ação e prende quadrilha por furto qualificado a veículos em supermercados de Manaus
23/02/2022 19h20

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), deflagrou, ao longo desta quarta-feira (23/02), ação policial que resultou nas prisões de David Freitas dos Santos, 34; Giliarde Galdino da Costa, 39; Gion Plácido Amazonas da Cunha, 28; Huadan da Silva e Silva, 27; Israel Maia Nobre, 33, pelo crime de furto qualificado tentado a veículos de luxo, usando a ferramenta ‘Chapolin’.

Durante coletiva de imprensa, realizada na sede da DERFD, localizada na rua Cinco, com a esquina J, bairro Alvorada, zona centro-oeste, a delegada-geral Emília Ferraz parabenizou as equipes e destacou a agilidade para desarticular esse grupo criminoso.

“É um privilégio apresentar mais um trabalho bem sucedido das equipes da DERFD. Os policiais trabalharam com eficiência e seriedade para desmanchar esse grupo, que vinha fazendo inúmeras vítimas pela capital. A PC-AM segue atuante no combate à criminalidade”, ressaltou Emília.

A ação ocorreu em locais distintos da capital. De acordo com o delegado Adriano Félix, titular da unidade especializada, os homens eram investigados desde dezembro de 2021, por inúmeros furtos qualificados, utilizando a ferramenta ‘Chapolin’.

“Com auxílio do Cerco Inteligente, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), na data de hoje, conseguimos efetuar a prisão de David e Gilearde, em um estabelecimento comercial situado na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, zona norte”, disse o delegado.

A autoridade policial explicou que, na ocasião da prisão, os infratores observaram uma viatura da PC-AM entrando no comércio, momento em que seguiram o veículo e tentaram cometer o delito.

“Ao chegarmos, eles confundiram a viatura descaracterizada como se fosse de uma possível vítima. Saímos do veículo, entretanto, um investigador permaneceu no interior do carro, ocasião em que adentraram para furtar o carro e receberam voz de prisão”, detalhou o titular.

Conforme o delegado, os infratores são acostumados a fazer esse tipo de abordagem em supermercados, tendo como principais alvos veículos de luxo.

“Após a dupla ser presa, eles indicaram a participação de outros três indivíduos. Com base nisso, eles marcaram um encontro com os demais em frente à uma unidade hospitalar localizada na zona norte, ocasião em que conseguimos efetuar a prisão deles”, disse Félix.

O delegado esclareceu, ainda, que o mecanismo ‘Chapolin’ embaralha os sinais eletromagnéticos do alarme e impede que os veículos sejam trancados, desse modo, os infratores conseguiam se apossar dos carros.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.