Manaus, 29/01/2023

Polícia

PC-AM destaca trabalho das equipes policiais no combate aos crimes contra a mulher

PC-AM destaca trabalho das equipes policiais no combate aos crimes contra a mulher
09/12/2022 16h30

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio das Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs), realizou, ao longo deste ano, um intenso trabalho para combater a violência doméstica e os outros crimes praticados contra mulheres. Entre as ações, destacam-se Inquéritos Policiais (IPs) remetidos à Justiça, medidas protetivas solicitadas e diversas ações policiais, que retiraram infratores de circulação.

 

A delegada Kelene Passos, titular das DECCMs centro-sul e oeste/sul, ressaltou que, até o mês de novembro, as três unidades especializadas somaram 6.500 mil IPs instaurados e, posteriormente, remetidos ao Poder Judiciário; mais de 14 mil Boletins de Ocorrências (BOs) registrados; e 5 mil medidas protetivas foram solicitadas e cumpridas.

 

“Nosso trabalho começa a partir das denúncias das vítimas. No momento em que o BO é registrado, iniciamos os trabalhos investigativos para garantir o bem-estar da mulher. A denúncia pode resultar tanto em IP instaurado, quanto em solicitação de medida protetiva”, disse.

 

Ainda conforme a titular, foram cumpridos mais de 74 mandados de prisão preventiva e, aproximadamente, 500 indivíduos foram presos em flagrante. Além disso, um dos destaques do ano é a Operação Resguardo, deflagrada em março, que resultou em 81 prisões e mais de 1.500 mil mulheres atendidas.

 

“Os números são positivos e mostram o empenho das equipes policiais no combate aos crimes contra a mulher. É válido ressaltar que a violência doméstica se enquadra em violência física, psicológica e sexual. No próximo ano, esperamos que mais mulheres se sintam encorajadas e denunciem seus agressores, para que possamos garantir a segurança de cada uma”, falou.

 

Delegacias Especializadas

 

As Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher estão localizadas em zonas estratégicas de Manaus, contando com três unidades para atender a população. A DECCM zona centro-sul está situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez de Novembro, e funciona também como Plantão de Vulneráveis 24h.

 

A DECCM zona sul/oeste fica na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado; e a DECCM norte/leste, na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus. As duas unidades funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Registro de ocorrências

 

As ocorrências podem ser registradas em qualquer DECCM, ou na unidade policial mais próxima de onde o fato ocorreu, bem como na Delegacia Virtual (Devir) no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

 

A população também pode denunciar pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ou pelo 180, da Central de Atendimento à Mulher.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.