]

Manaus, 30/11/2021

Amazonas

PL de Carlinhos Bessa assegura atendimento psicológico às mulheres mastectomizadas no Amazonas

PL de Carlinhos Bessa assegura atendimento psicológico às mulheres mastectomizadas no Amazonas
18/10/2021 15h20

Assegurar, no âmbito do Sistema Estadual de Saúde, assistência psicológica às mulheres mastectomizadas no Estado do Amazonas é a proposta do Projeto de Lei (PL) apresentado pelo vice-presidente da Assembleia do Amazonas (Aleam), deputado estadual Carlinhos Bessa (PV). A proposta, que tramita nas Comissões Técnicas da Casa, visa à prevenção e a redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico.

De acordo com o PL, a assistência psicológica será realizada de acordo com o quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definir que técnica de intervenção será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas. Além disso, permite ao Poder Público celebrar parcerias ou convênios com os municípios, com o objetivo de ampliar a rede de atendimento no interior do Estado.

Para o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), a assistência psicológica é importante e essencial no tratamento pós-cirurgico. “As mulheres que passam por essa intervenção cirúrgica tendem a desenvolver o isolamento social e ausência de autoestima, devido às consequências da perda de um membro em decorrência do câncer. Esse PL visa garantir o retorno dessas mulheres à vida social, amparando-as em um momento difícil e dando auxílio no tratamento”, justifica o parlamentar.

*Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.