Manaus, 20/04/2021

Política

PL de Felipe Souza propõe Política Estadual de Saúde Mental para trabalhadores da segurança pública do AM

PL de Felipe Souza propõe Política Estadual de Saúde Mental para trabalhadores da segurança pública do AM
07/04/2021 14h10

No Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, o deputado Felipe Souza (Patriota), encaminhou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Saúde Mental para os integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Agentes Penitenciários e demais trabalhadores da segurança pública do quadro de servidores civis e militares do Estado do Amazonas.

De acordo com a proposta, o objetivo é planejar, executar, controlar e avaliar todas as atividades relacionadas à saúde mental dos agentes públicos, de modo a dar condições plenas nos campos de atuação desses profissionais.

Para o parlamentar, autor da propositura, o Estado precisa garantir o bem-estar biopsicossocial desses profissionais, “é de extrema necessidade que o governo adote e desenvolva ações e programas de educação, promoção e prevenção e até tratamento e reabilitação dos agentes públicos já acometidos de algum transtorno mental”, disse.

Ainda segundo o texto do PL, a execução dessa política seguirá as diretrizes internacionais da Organização Mundial da Saúde e das Políticas Nacional e Estadual de Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

“Eles não estão alheios a passar por isso, pelo contrário, o Amazonas está em sétimo lugar entre os estados que mais registraram suicídio de policiais nos últimos seis anos. Muitos desses profissionais desenvolvem atividades de muito risco e vivem sob forte estresse. É nosso dever e obrigação zelar pela saúde e qualidade de vida deles”, acrescentou Felipe.