Manaus, 09/05/2025

Política

Planalto encaminha ao Senado indicação de novos diretores do BC

Entrada do Banco Central, em Brasília
22/03/2022REUTERS/Adriano Machado
Entrada do Banco Central, em Brasília 22/03/2022REUTERS/Adriano Machado
10/11/2023 11h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso os nomes indicados para duas diretorias do Banco Central.

Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti devem assumir os cargos a partir do dia 1º de janeiro. Antes, no entanto, precisam ser chancelados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pelo plenário do Senado.

Rodrigo Alves Teixeira é servidor de carreira e comandará a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. Já Picchetti é professor da FGV e vai assumir a diretoria de Assuntos Internacionais. Eles assumem os lugares de Mauricio Moura e Fernanda Guardado, respectivamente.

Os dois diretores que deixam seus cargos fazem parte do grupo que defendeu uma postura mais rígida do Banco Central quanto aos juros, votando por uma redução menor da taxa Selic na reunião de agosto do Comitê de Política Monetária (Copom).

As mudanças devem levar ao BC o olhar mais próximo do que governo espera. Os dois primeiros indicados pelo governo Lula, Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, por exemplo, votaram pelo corte que possibilitou a queda de 0,5 ponto percentual.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.