Manaus, 24/04/2024

Geral

’Plantão Tira Dúvidas’ auxilia gratuitamente contribuintes de Manaus na declaração do IR

<strong>’Plantão Tira Dúvidas’ auxilia gratuitamente contribuintes de Manaus na declaração do IR</strong>
10/05/2023 11h30

Faltando três semanas para o prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 (IR), a Universidade Nilton Lins intensifica a partir de semana, o ‘Plantão Tira-Dúvidas do IR’ para orientar, esclarecer e auxiliar os contribuintes de Manaus no correto preenchimento da documentação para pessoas físicas.

Os atendimentos são gratuitos e realizados por professores e alunos treinados dos cursos de Economia, Ciências Contábeis e Administração da instituição, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, na sala 116 do prédio principal da universidade no bairro Parque das Laranjeiras, em Manaus, até o dia 31 de maio.

De acordo com a coordenadora do curso de Contabilidade da Nilton Lins, Renata da Costa Sales, a Universidade já realiza o projeto para a comunidade há mais de 15 anos e as principais dúvidas e questionamentos dos contribuintes são referentes a documentação obrigatória exigida e também sobre a declaração de dependentes.

Ainda segundo a professora, os contribuintes podem fazer a declaração pelo formato on-line, em aparelhos celulares e tablets. Porém, aqueles que optarem pela declaração nestes modelos devem estar atentos, pois a ferramenta é aconselhável para declarações mais simplificadas, e o uso da versão “programa para computador”, para declarações mais detalhadas.

“No Plantão Tira-Dúvidas também dispomos de estrutura para mostrar aos contribuintes, o layout do sistema assim como as funções e informações importantes no momento de preencher a documentação”, acrescentou Renata Sales.

Este ano, o prazo final o Imposto de Renda para envio das declarações é até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de maio. Quem perder o prazo está sujeito a uma série de sanções, desde a restrição do CPF, multas, restrições de crédito, dificuldades para obter certidões negativas de débito e até mesmo processos criminais em casos de fraude ou sonegação fiscal.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.