POLÍCIA ALERTA SOBRE GOLPE APLICADO POR MEIO DE APLICATIVOS DE APLICATIVOS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS

A Polícia Civil do Amazonas faz um alerta à população sobre um novo golpe praticado por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas. De acordo com o delegado Guilherme Torres, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), o esquema criminoso foi identificado a partir da formalização de Boletins de Ocorrência (BOs) por vítimas que tiveram os nomes e números telefônicos utilizados por infratores na prática dos delitos.

Conforme o titular da Derfd, o infrator consegue clonar o aparelho celular da vítima e passa a ter acesso aos contatos dela. “Ao se passar pela vítima, o estelionatário começa a pedir dinheiro emprestado dos contatos da vítima, alegando que está viajando e que precisa dos valores com urgência e que o dinheiro deve ser depositado na conta de terceiros, porque o limite diário de transferência supostamente já foi extrapolado”, explicou o delegado.

Guilherme Torres enfatizou que, para não cair nesse tipo de golpe, é necessário ficar atento e, caso receba alguma mensagem com esse caráter, por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, vinda de alguém da agenda de contatos, faça uma ligação de videoconferência, assim será possível confirmar se o pedido vem de um conhecido ou de um golpista.

“As pessoas que tenham sido vítimas desse tipo de golpe devem procurar o Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo para formalizar a ocorrência ou a Derfd, que está situada na rua Sete de Abril, antiga avenida J, n° 215, segunda etapa do bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus”, concluiu Torres.