Manaus, 19/04/2024

Mundo

Polícia portuguesa começa nova busca por Madeleine McCann, a menina inglesa desaparecida há 16 anos

Polícia portuguesa começa nova busca por Madeleine McCann, a menina inglesa desaparecida há 16 anos
23/05/2023 12h50

Uma nova operação de busca do caso Madeleine McCann foi retomada nesta terça-feira (23) e deve durar até esta quarta-feira (24).

Desta vez, a busca vai estar centralizada numa barragem a aproximadamente 50 km do local onde a criança menina desapareceu há 16 anos, na região do Algarve, em Portugal.

A menina britânica desapareceu em 13 de maio de 2007, quando passava férias com a família num resort em Portugal. Na época, ela tinha 3 anos. Desde então, o caso mobilizou polícias de diversos países e causou comoção mundial. Os pais da menina chegaram a fazer um apelo ao papa, principal líder da igreja católica, cargo que na época era ocupado por Bento XVI.

20 policiais participam da busca. O pedido foi feito pela polícia da Alemanha, já que o principal suspeito pelo crime visitou a região várias vezes quando Madeleine sumiu.

Duas tendas foram erguidas perto da represa já nesta segunda-feira, na cidade de Silves.

Autoridades portuguesas afirmam, sob condição de anonimato, que não têm esperanças de encontrar o corpo de Madeleine. Uma pessoa ligada às investigações em Portugal que pediu para não ser identificada afirmou à agência Reuters que a busca não vai dar em nada.

Quem é o suspeito alemão

No ano passado, a polícia alemã identificou um suspeito no caso, o alemão Christian Brueckner.

Brueckner, um condenado por abuso de crianças e traficante, está atrás das grades na Alemanha por ter estuprado uma mulher de 72 anos na mesma zona do Algarve de onde Madeleine desapareceu.

A polícia alemã disse, em junho de 2020, que Madeleine foi dada como morta e que Brueckner provavelmente foi o responsável por isso. Brueckner negou qualquer envolvimento e não foi acusado de nenhum crime relacionado ao sumiço de Madeleine.

Um tribunal alemão rejeitou no mês passado acusações adicionais contra ele relacionadas a outros casos portugueses de estupro e agressão sexual. Por questões legais, esses outros casos permitiam que os promotores alemães investigassem o desaparecimento de Madeleine.

Os pais de Madeleine

Os pais de Madeleine, Kate e Gerry McCann, foram interrogados pela polícia portuguesa como suspeitos formais em 2007, mas a polícia desistiu da investigação no ano seguinte, alegando falta de provas, e os inocentou de qualquer envolvimento.

Desde então, os pais fizeram campanha para chamar a atenção para o desaparecimento de sua filha, e figuras públicas britânicas, de magnatas de negócios a autores e estrelas do futebol, fizeram apelos por informações.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.