Manaus, 08/12/2022

Cidade

Policlínica Codajás realiza ação de conscientização com foco no câncer de próstata

Policlínica Codajás realiza ação de conscientização com foco no câncer de próstata
18/11/2022 12h00

Fisioterapeutas do Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo IV, da Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizaram nesta quinta-feira (17/11) uma ação de orientação a pacientes da unidade de saúde, enfocando cuidados, prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além das orientações, os profissionais da saúde entregaram panfletos informativos e laços na cor da campanha Novembro Azul.

A coordenadora de fisioterapia do CER IV, fisioterapeuta Thaís Vignola, explica que ações como estas são promovidas mensalmente para alertar a população. “Sabemos que o câncer de próstata já corresponde 75% dos casos no mundo em homens a partir de 65 anos. Hoje nosso foco não foram apenas os homens, as mulheres também participaram, para que possam levar as orientações para os seus maridos e filhos”, ressaltou.

O evento faz alusão ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, celebrado nesta quinta-feira (17/11) e que deu origem ao movimento Novembro Azul em 2003, na Austrália. O Novembro Azul tem por objetivo chamar atenção de toda a população sobre o diagnóstico precoce de doenças que atingem pessoas do sexo masculino.

O auxiliar administrativo José La Rosa, de 51 anos, que realiza fisioterapia semanalmente na Policlínica Codajás, relatou que é um privilégio para ele receber orientações sobre a doença. “São informações importantes, porque sabemos que o câncer é algo perigoso. Quanto antes o diagnóstico, mais fácil de reverter a situação”, relatou.

Entre os sinais de alerta, que precisam ser observados pelos homens, estão a dor ou ardência ao urinar, sangue na urina, jato de urina fraco ou urinar demais.

Consulta com urologista
Na Policlínica Codajás, pacientes mensalmente encaminhados via Sistema de Regulação são atendidos com especialistas em urologia.

Para ter este atendimento, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode se consultar na Unidade Básica de Saúde (UBS’s) de seu bairro ou região, e solicitar do médico clínico geral um encaminhamento para o especialista. O usuário pode ainda receber o atendimento participando dos mutirões em saúde promovidos pela SES-AM.

FOTOS: Islânia Lima/SES-AM

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.