Cidade

Prefeito confere avanço de obras de Educação, Saúde e Infraestrutura nas zonas Norte e Leste

Prefeito confere avanço de obras de Educação, Saúde e Infraestrutura nas zonas Norte e Leste

Na reta final de sua gestão, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, intensifica a vistoria a obras para entregar o maior número possível até o dia 31 de dezembro. Nesta quinta-feira, 10/12, após inaugurar o Centro Especial de Reabilitação (CER) Professor Rolls Gracie, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, Arthur Neto voltou às zonas Leste e Norte, onde há um grande volume de estruturas em construção, destinadas às áreas de educação, saúde, convivência e requalificação viária, para acompanhar a evolução das mesmas.

O prefeito vistoriou, por exemplo, as obras de infraestrutura da educação, que estão sendo realizadas, entre elas o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) do Novo Aleixo, zona Norte, o último dos cinco que foram construídos nesta gestão e serão integrados ao ano letivo de 2021. As obras já estão bastante adiantadas.

“Uma obra grandiosa. Essa escola tem um reservatório de água, com tecnologia avançada. São 25 mil litros para o uso da escola e 18 mil litros de reserva para o caso de incêndio, que se Deus quiser nunca ocorrerá, e tem a possibilidade de reciclar a água para reutilização, água potável. Esse Cime é um exemplo de heroísmo dos trabalhadores e de todos os envolvidos”, declarou o prefeito.

Ainda na infraestrutura da rede física de educação, na zona Leste, outras duas escolas estão na reta final de construção. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Júlia Barjona, no São José, já com 90% das obras concluídas entrando na fase de acabamento, e o Cmei Beatriz Sverner, no bairro Tancredo Neves, com 95% de execução e estimativa de entrega para os próximos cinco dias.

“Os trabalhos estão muito avançados também. Na Júlia Barjona, são 13 salas de aula e está indo muito bem a obra. Percebemos a boa vontade da empresa e, sobretudo, dos trabalhadores que são peças essenciais para qualquer projeto dar certo”, afirmou o prefeito. “E a Beatriz Sverner já está prontinha. Acredito que tudo de bom acontece quando a educação funciona, quando não funciona todo o resto vai à falência”, disse Arthur Neto.

No bairro Jorge Teixeira, ainda na zona Leste, o prefeito acompanhou as obras de conclusão da Clínica de Saúde da Família que está sendo construída na avenida Hilário Gurjão e que fará, aproximadamente, 18 mil atendimentos por mês, ampliando ainda mais a cobertura de atenção básica e os cuidados com a Covid-19.

“É muito importante que essa unidade entre em funcionamento o mais rápido possível. Já temos todo o material para equipá-la e estamos esperando o momento da obra em que seja possível fazer essas instalações”, antecipou o prefeito. “Quero entrar aqui antes do dia 28 com a mobília tecnológica e a convencional, para que ela esteja funcionando já no dia 29”, estimou Arthur.

‘Requalifica’

Diversas vias do bairro Jorge Teixeira recebem trabalhos do Programa de Recuperação Urbana e Viária de Manaus, o Requalifica, como as ruas do Lírio, das Rosas e dos Trevos, que recebem os serviços da sétima etapa. São mais de mil metros lineares de vias asfaltadas com a utilização de, aproximadamente, 700 toneladas de asfalto. Os trabalhos começaram na quarta-feira, 9, e nesta quinta-feira, 10/12, o prefeito esteve no local acompanhando a evolução dos serviços.

“É um asfalto muito maciço, é uma obra muito relevante. Fez sol? Avança! Choveu? Para! Aprendemos a lidar com a natureza. Esse programa de requalificação beneficia as pessoas, as casas se valorizam, têm as ligações entre bairros, que dão cada vez mais caminhos aos automóveis e temos que lutar para oferecer opções para as pessoas”, finalizou o prefeito.