Manaus, 08/12/2022

Cidade

Prefeitura alerta que placa pichada em avenida no Centro aumenta riscos de acidentes

Prefeitura alerta que placa pichada em avenida no Centro aumenta riscos de acidentes
17/11/2022 16h10

A vandalização de placas de trânsito e outras importantes sinalizações verticais pode acarretar graves acidentes e até mortes nas vias da cidade. O alerta foi feito pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), após constatar a ação de vândalos que picharam um marcador de obstáculo na avenida Ayrão, zona Sul.

O marcador instalado orienta os condutores que, a partir daquele ponto, há obstáculo na via, ou seja, um canteiro central dividindo as pistas.

Instalado na semana passada, a placa foi alvo de pichação duas semanas após ser instalada. O vandalismo, além de aumentar os custos ao dinheiro público, também causa riscos de acidentes no local.

O diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, salientou que ações de vândalos é, infelizmente, um problema constante na cidade. “Estamos mostrando pichação de uma placa de trânsito apenas como exemplo, mas temos diversas placas que sofrem esse tipo de vandalismo e isto tem um custo para a prefeitura. Além disso, a pichação da placa pode atrapalhar sua identificação e visibilidade, isso pode aumentar o risco de acidente naquele local. Essa placa é um marcador de obstáculo, porque ali tem um canteiro central e os motoristas, à noite, têm dificuldade de visualização desse canteiro. Então, a placa é para o condutor saber que ali tem um obstáculo”, explicou.

As ações de vândalos afetam também o sistema de transporte de Manaus. O IMMU já alertou sobre os atos de vandalismo envolvendo depredações e pichações de ônibus que estão prejudicando usuários que utilizam o serviço. As ações já afetam até novos ônibus recentemente entregues aos cidadãos pela Prefeitura de Manaus.

Além dos prejuízos materiais e financeiros, a situação também afeta a qualidade do serviço oferecido, e causa transtornos aos usuários, que precisam utilizar o transporte público. Um ônibus, quando é propositalmente quebrado ou pichado, precisa ser retirado de circulação para manutenção e deixa de atender centenas de passageiros.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.