Manaus, 29/03/2024

Cidade

Prefeitura amplia ações de limpeza no Boulervard e cemitério no Tarumã, com equipes da Semulsp

Prefeitura amplia ações de limpeza no Boulervard e cemitério no Tarumã, com equipes da Semulsp
04/01/2021 09h20

O trabalho segue as ações integradas da Semulsp e da Secretaria de Infraestrutura (Seminf), lançadas pelo novo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no primeiro dia do ano.

Na manhã do sábado, 2/1, equipes da Semulsp iniciaram limpeza no canteiro central do Boulevard Álvaro Maia, zona Centro-sul de Manaus. Outro grupo de servidores promove mutirão no cemitério Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Tarumã, zona Oeste da capital.

No total, mais de 300 servidores estão envolvidos nos trabalhos, que vão seguir por todo este fim de semana, com a coordenação direta, e em campo, do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis.

No Boulevard Álvaro Maia, uma das principais vias da cidade, os servidores da Semulsp realizaram os serviços de limpeza, pintura de meio-fio e podagem das árvores. Além disso, a ação contou com a presença do veículo de varrição mecânica, que auxilia na remoção de resíduos e detritos presentes no local.

O vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, acompanhou de perto todo o trabalho e falou sobre o compromisso firmado com a população de Manaus de estar sempre nas ruas buscando soluções para os problemas existentes na cidade. Ele adiantou que, nas próximas semanas, ocorrerá a recuperação do canteiro central do Boulevard.

“Assumimos o compromisso durante o processo eleitoral de estar presente nas ruas 24h por dia. Onde o prefeito não puder estar, o vice-prefeito vai estar. Onde o vice-prefeito não estiver, o secretário vai estar, e assim nós vamos fazer de Manaus uma cidade melhor para todos. Por isso que, neste sábado, a Semulsp está fazendo um trabalho importante no Boulevard. A Seminf vai fazer um programa de recuperação do canteiro da via, porque nós temos muitos pontos danificados”, informou Rotta.

Trabalho permanente

Fiscalizando e orientando as ações, o secretário da Semulsp, Sabá Reis, afirmou que a população de Manaus verá sempre os funcionários da prefeitura trabalhando em diversos pontos da cidade. Exemplo disso será a instalação de uma equipe permanente de limpeza formada por 36 servidores no cemitério do Tarumã. Para ele, o local deve ser tratado com respeito pela gestão municipal.

“Quero que o cemitério seja local de visitação permanente. Esse é desejo meu, do Rota, do David, de toda a equipe da Prefeitura. Então, isso daqui vai ser uma constante na cidade de Manaus. Hoje, colocamos 200 servidores cuidando da limpeza do local, que está um verdadeiro matagal. Vou deixar uma equipe permanente de 36 pessoas, para que todo mundo entre e encontre um cemitério decente para visitar”, disse Sabá Reis, que ainda adiantou a pretensão de criar um parquinho infantil no local após a pandemia.

Reforço

Maior cemitério de Manaus, o Nossa Senhora Aparecida conta com mais 1.500 novas covas para sepultamento. Para dar esclarecimentos à população, Sabá Reis fez questão de explicar como funcionarão os lóculos, espaço pronto, destinado ao sepultamento. Além disso, frisou que a orientação do prefeito David Almeida é a utilização de covas individuais.

“Espero que essa pandemia não aumente mais do que já está aí. Peço a Deus que possa fazer com que ela se vá o mais rápido possível e que essa vacina possa chegar. Enquanto isso não acontece, vamos nos precaver, para que a gente não viva mais aquela cena que vimos na administração passada (valas coletivas)’’, destaca Sabá Reis.

Além disso, o gestor acrescentou, que mais covas individuais serão abertas. “Tem uma retroescavadeira aqui que está dando conta. Os sepultamentos estão ocorrendo. Além disso, estamos começando a experimentar os 326 locais de sepultamentos prontos. Isso existe em todo lugar do mundo, e vamos implementar em nossa cidade”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.