Manaus, 05/07/2022

Economia

Prefeitura de Manaus alinha incentivo para produção de pitaia em Manaus

Prefeitura de Manaus alinha incentivo para produção de pitaia em Manaus
17/05/2022 16h20

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), se reuniu na manhã desta terça-feira (17/05), com representantes de órgãos públicos e empresários, para tratar sobre o impulsionamento do empreendedorismo rural, com a plantação de pitaia. O encontro foi realizado na sede do órgão, localizado na rua Rio Jamary, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, recebeu representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do Consulado do Canadá em Manaus e empresários rurais, que produzem pitaia e abacaxi.

Durante a reunião, foram debatidas estratégias para incentivar a produção e comercialização da pitaia, fortalecendo a economia local e a geração de renda do campo. Atualmente, Manaus é a maior produtora do fruto na região Norte. Apesar da alta demanda, os agricultores apontam que são necessários mais incentivos para a produção em larga escala do fruto.

“A gestão do prefeito David Almeida criou uma ação de empreendedorismo rural, que vai nos dar a oportunidade de investir nessa área rural, que foi esquecida por um tempo. Vamos fortalecer essa cultura de cultivo da pitaia, com o entendimento de que esse fruto em Manaus está em ascensão, por isso estamos fazendo estudos do plano de manejo e negócios, para que a gente consiga agregar valor ao produto aqui na nossa cidade”, destacou Radyr.

Segundo o secretário, com essa alternativa de produção na agricultura familiar, é possível encontrar uma oportunidade de plantio rentável, que se adapta às condições do solo amazonense. “O auxílio da Prefeitura de Manaus vai fortalecer a geração de renda no campo e beneficiar microempreendedores rurais que atuam na capital”, salientou.

“A gente identificou na nossa região um grande potencial de produção desse fruto. Pelo nosso clima e localização geográfica, a gente consegue ter uma produção durante o ano todo, e isso favorece a comercialização. Por isso, estamos unindo esforços entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas, para poder alavancar essa produção e fazer com que esse produto chegue aos agricultores locais, visto que o mercado tem uma grande demanda de consumo”, explicou o diretor do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc) da Semtepi, Sidnei Nunes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.