Manaus, 19/04/2024

Cidade

Prefeitura de Manaus atua em obra emergencial após tubulação ceder no bairro Flores

Prefeitura de Manaus atua em obra emergencial após tubulação ceder no bairro Flores
08/02/2023 16h10

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, na terça-feira, 7/2, as obras de recuperação emergencial em uma rede de drenagem profunda que cedeu com as fortes chuvas na rua José Luiz Milani, bairro Flores, zona Centro-Sul. Uma erosão se formou no local e rompeu a ligação entre os tubos.

As equipes da Seminf atuam em caráter emergencial, conforme orientação do prefeito David Almeida, e executam a recolocação dos tubos da drenagem profunda. Conforme o chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, Edinaldo Ramos, a tubulação supre a vazão das águas do igarapé que passa pela Universidade Nilton Lins.

O trabalho dispõe, ainda, da contenção dos arredores do igarapé. Para isso, estão sendo implantados 10 metros de rip-rap (blocos de rocha compactados) para diminuir a infiltração na área afetada.

De acordo com Edinaldo Ramos, um estudo técnico foi realizado na área antes do início dos trabalhos, mas para evitar transtorno maior no trânsito intenso no viaduto Santos Dumont, a equipe iniciou a abordagem emergencial.

“Iniciamos o aterro na base e a compactação do solo, para, em seguida, fazermos a implantação dos tubos da rede de drenagem em manilhas de concreto, que vão dar a vazão necessária para as águas pluviais chegarem até o igarapé”, explica.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é de que os serviços emergenciais tenham uma atenção especial, para garantir a segurança das pessoas, sobretudo em áreas com fluxo intenso”, complementa Edinaldo.

O chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf ressaltou que a atuação imediata foi fundamental para que o sinistro não impactasse na estrutura da via e no trânsito, que é intenso na área.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.