Manaus, 30/01/2023

Cidade

Prefeitura de Manaus participa de oficina do Ministério da Saúde para qualificar atenção ao pré-natal

Prefeitura de Manaus participa de oficina do Ministério da Saúde para qualificar atenção ao pré-natal
13/12/2022 14h10

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participa, desta terça-feira, 13/12, até sexta-feira, 16/12,  da “1ª Oficina Força Pré-Natal do SUS”, promovida pelo Ministério da Saúde, em Brasília (DF). A atividade é uma estratégia integrada entre diversos atores do Sistema Único de Saúde (SUS) com objetivo de qualificar a atenção ao pré-natal em todo o país.

Na quinta-feira, 15/12, o subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, irá compor a mesa “Inovações tecnológicas para a qualificação da atenção ao pré-natal”, para apresentar aos participantes o “Dashboard Glenda”, painel de monitoramento, desenvolvido pela Semsa, para acompanhar a rotina médica das gestantes atendidas pelo município.

“O município está empenhado em aprimorar ainda mais a atenção à saúde da mulher, assegurar que elas tenham acesso ao planejamento familiar e ao acolhimento de qualidade e humanizado no pré-natal, no parto e no puerpério. Esses cuidados também se estendem ao recém-nascido e à criança, que têm por direito o nascimento seguro, o crescimento e o desenvolvimento saudável”, afirma Djalma.

Durante o evento, representarão o município de Manaus o subsecretário Djalma Coelho, a diretoria de Atenção Primária, Sonja Ale Farias, e o diretor de Inteligência de Dados, John Kennedy Silva. Na quinta-feira, a professora Ione Brum, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), também irá discorrer sobre o telemonitoramento obstétrico.

“Essa é mais uma ação que busca fortalecer a Rede de Atenção Materno Infantil (Rami), instituída pelo Ministério da Saúde neste ano, em substituição à Rede Cegonha. O pré-natal integra as ações estratégicas desenvolvidas na Atenção Primária para, entre outros objetivos, reduzir a morbimortalidade materna e infantil”, conta Sonja.

A programação do evento também conta com transmissão on-line e pode ser acessada pelo público em geral por meio do canal do YouTube da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Ministério da Saúde, no link www.youtube.com/watch?v=9ALNPSrbcEc.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.