]

Manaus, 28/10/2021

Cidade

Prefeitura encerra ações do ‘Agosto Dourado’ sobre a importância da amamentação

Prefeitura encerra ações do ‘Agosto Dourado’ sobre a importância da amamentação
01/09/2021 09h27

Para encerrar as ações do “Agosto Dourado”, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Manaus executou, nesta terça-feira, 31/8, a 6ª edição da Semana do Bebê Manauara, com foco na primeira infância, na Creche Municipal Manoel Otávio, no bairro Mauazinho, zona Leste. A iniciativa possui o intuito de reunir esforços de governos e da sociedade em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães, pais e seus filhos.

A ação envolveu profissionais de saúde e de educação, pais e comunidade, sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

A cor dourada é utilizada nesta campanha, porque o leite materno é o alimento que possui riquezas nutritivas. O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, afirmou que as ações alusivas a este mês, impactaram, de modo positivo, as mães que têm filhos matriculados na rede municipal de ensino, e toda a sociedade.

“O encerramento do Agosto Dourado proporciona à comunidade escolar uma enfática conscientização, pois a experiência do aleitamento materno é sinônimo de vida e amor, sendo este mês, o que vivenciamos a ação de enfatizar a sua importância. O ato de amamentar colabora diretamente para o desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto intelectual quanto em relação à prevenção de doenças, sendo esses aspectos, ligados ao nosso trabalho educador”, destacou.

A gestora da creche Manoel Otávio, professora Andrezza Ferreira da Rocha, que atende crianças de um a três anos, destacou a importância da amamentação.

“As crianças que mantém o aleitamento materno exclusivo, de 0 a 6 meses de vida, apresentam redução enorme nos riscos de adquirir doenças, então esse evento fortalece e promove o aleitamento materno, porque sabemos que não é fácil e requer apoio dos familiares, dos profissionais de saúde, que orientam e ajudam. É necessário, também que o ambiente de trabalho onde as mães atuam, se disponha com atos para que ocorra, de fato, o incentivo ao aleitamento”, frisou.

Luane Ximenes, mãe da criança Aurora Ximenes, pertencente ao Maternal II, destacou o apoio da Prefeitura de Manaus às mães lactantes.

“O processo da amamentação é muito importante para a mãe e, principalmente à criança, porque o desenvolvimento dela depende desse gesto, que gera, além de alimento, vínculo afetivo e saúde”, afirmou.

Semana do Bebê Manauara 

A Semana do Bebê Manauara foi instituída pela lei municipal nº 2.225/2017. Nesta 6ª edição ocorreram, além de oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. Entre as diversas atividades desta edição, estão recreação; roda de conversa com as crianças, pais e cuidadores, sobre diversos assuntos; cuidados no pré-natal da mulher e do homem; parto e pós-parto; importância da caderneta de saúde da criança com foco nas vacinas e cuidados com o bebê; prevenção de IST/HIV/Aids e; saúde bucal.

 

 

Fonte: Prefeitura de Manaus.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.