Manaus, 23/05/2022

Cidade

Prefeitura formará 120 novos cuidadores de idosos

Prefeitura formará 120 novos cuidadores de idosos
24/03/2022 08h59

A Prefeitura de Manaus avança na organização das capacitações por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Na quarta-feira, 23/3, os instrutores do curso de formação profissional de “Cuidador de Idoso – Cuidadoso” compareceram a uma reunião para alinhamento de informações acerca do trabalho que será desenvolvido em 2022, que formará inicialmente 120 cuidadores de idosos.

Em acordo com as políticas públicas voltadas à pessoa idosa, uma das diretrizes prioritárias da gestão do prefeito David Almeida, a qualificação visa formar profissionais de excelência para melhor atender aos idosos.

O secretário da Semad, Ebenezer Bezerra, ressaltou como esta preparação é fundamental para suprir as demandas desta população na capital. “Saber quais são os devidos cuidados com os idosos é cada vez mais essencial, pois a atenção dedicada a eles é o mínimo que devemos fazer em gratidão à sua contribuição para a sociedade. E é com alegria que vemos a Espi/Semad continuar com este trabalho magnífico, que é formar cuidadores de idosos”, destacou.

O diretor-geral da Espi/Semad, Júnior Nunes, enfatizou a intensidade do trabalho desenvolvido no treinamento e formação desses profissionais. “Entregaremos para a cidade profissionais aptos e capacitados para cuidar de nossos idosos. Muitas famílias simplesmente não têm o conhecimento necessário para dar a atenção especial que eles precisam. Temos uma equipe empenhada, parcerias exitosas e o compromisso de facilitar a disseminação de todo o conhecimento possível, principalmente quando se trata de uma parcela tão valorosa da nossa população, para que vivam mais e melhor”, disse.

Composto de dez módulos, que englobam conhecimentos sobre atenção psicossocial, saúde nutricional e direitos da pessoa idosa, o curso possui duração de 320 horas/aula, sendo 220 teóricas e 100 práticas, estas últimas a serem ministradas na Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, em forma de estágio supervisionado, com os idosos residentes.

A FDT, enquanto órgão que coordena e avalia a execução da Política Municipal do Idoso, por meio de ações estratégicas que garantem os direitos sociais dessa população junto à Prefeitura de Manaus, faz da parceria com a Espi um excelente investimento que retorna à sociedade em forma de qualificação de cidadãos para o mercado de trabalho e promoção à saúde da população idosa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.