Manaus, 19/04/2024

Cidade

PREFEITURA INICIA CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE E DE MULTIVACINAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA (5)

PREFEITURA INICIA CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE E DE MULTIVACINAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA (5)
03/10/2020 11h30

A Prefeitura de Manaus dará início na próxima segunda-feira, 5/10, à campanha contra poliomielite e de multivacinação, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária de zero até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O objetivo é reforçar a imunização das crianças contra a poliomielite (paralisia infantil) e a atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes, de acordo com o calendário nacional de vacinação.

“Além da vacina contra poliomielite, a campanha de multivacinação terá vacinas preconizadas no calendário nacional, protegendo crianças e adolescentes contra doenças graves, desde febre amarela até meningite, sarampo, hepatite e outras. Devido a pandemia da Covid-19, a criança e o adolescente só poderão ter um acompanhante para ir até uma unidade de saúde, reduzindo aglomeração e qualquer risco de contágio da Covid-19, conforme orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto”, disse o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a campanha seguirá até o dia 30 de outubro e, com as vacinas disponíveis em 168 pontos de atendimento. A lista com o endereço das salas de vacinação pode ser acessada no site da Semsa, diretamente no link https://semsa.manaus.am.gov.br.

Poliomielite

Em relação à campanha contra poliomielite, todas as crianças na faixa etária de um a quatro anos deverão receber uma dose da Vacina Oral contra Poliomielite (VOP).

Para crianças de dois meses até 11 meses e 29 dias, os profissionais de saúde irão avaliar o cartão de vacina e verificar a necessidade de doses da Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), seguindo o preconizado no Calendário Nacional de Vacinação

“O mais importante é que pais e responsáveis levem as crianças até uma unidade de saúde, para a avaliação do cartão de vacina, garantindo que o esquema vacinal foi finalizado de acordo com a faixa etária da criança”, alerta a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes.

Multivacinação

A campanha de multivacinação irá atender crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, reforçando a oferta das seguintes vacinas: BCG, que previne a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e o vírus Haemophilus influenzae B; Rotavírus, contra a gastroenterite; Pneumocócica 10, que protege a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C; Meningocócica ACWY (para adolescentes de 11 e 12 anos); Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola; Varicela; Vacina HPV; Hepatite A; Dupla Adulto, contra difteria e tétano; e Febre Amarela.

“São vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação no Sistema Único de Saúde, mas cada uma tem um esquema vacinal diferenciado, de acordo com a faixa etária. Por isso, é essencial que o cartão de vacina da criança ou do adolescente seja avaliado por um profissional de saúde. Pais e responsáveis devem aproveitar mais essa oportunidade com as ações da campanha para proteger os filhos”, reforça Isabel Hernandes.

HPV

A vacina contra o HPV (Papilomavírus humano) é direcionada para meninas de 9 a 14 anos e para meninos na faixa etária de 11 a 14 anos. O HPV é um vírus capaz de infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

“O calendário vacinal preconiza duas doses da vacina HPV Quadrivalente, aplicadas com intervalo de seis meses. Para garantir a efetividade desse tipo de vacina, a aplicação das duas doses deve ser feita dentro da faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde”, alerta Isabel.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.