Manaus, 30/09/2023

Cidade

Prefeitura intensifica visitas técnicas e alinha ajustes in loco de obras na reta final

Prefeitura intensifica visitas técnicas e alinha ajustes in loco de obras na reta final
15/09/2023 09h45

Arquitetos, engenheiros e técnicos da Prefeitura de Manaus realizaram duas visitas técnicas a obras na capital nesta quinta-feira, 14/9, como parte das ações de rotina do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) de acompanhamento nos canteiros e de fiscalização das empreitadas realizadas pela prefeitura.

No complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, onde a prefeitura está construindo o mirante Lúcia Almeida, o casarão Thiago de Mello e o largo de São Vicente, a visita teve como foco tirar dúvidas junto à construtora Red Engenharia para execuções do projeto arquitetônico e serviços realizados, desde a instalação de revestimentos até pintura e implantação da escada de acesso principal.

O cronograma da intervenção prevê sua inauguração em dezembro, antes do Natal. “A escada de acesso principal ainda está em construção e a escada enclausurada já está implantada. Foi uma visita para alinhamento junto aos engenheiros do Implurb, que são os fiscais da obra”, explicou o diretor de Planejamento Urbano do instituto, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

Do Centro, a equipe seguiu para as zonas Leste e Norte da capital, para fazer vistoria no parque Amazonino Mendes, localizado nas avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves. Lá, a equipe do Implurb recebeu técnicos da Comissão Interinstitucional de Apuração de Obras em Conclusão (Caoc).

“Foram verificados os serviços nos platôs A, B e C, em conjunto com os engenheiros da construtora Progresso, já que algumas frentes estão em conclusão e finalização, além de acabamento, com implantação de gradis, das quadras e a regularização do piso, que posteriormente receberá o revestimento. Também foi avaliada a implantação de iluminação externa, de posteamento, da confecção de uma galeria de drenagem e do estacionamento”, adiantou Cordeiro.

No chamado platô C será construída a etapa cênica e interativa, já licitada e com ordem de serviço assinada, que passa por regularização de lote e aterro do terreno.

Parceria

O parque Amazonino Mendes é uma parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

O parque terá ciclovia, faixa verde arborizada e a pista de caminhada, um conjunto que vai percorrer todos os equipamentos do novo espaço público construído na gestão do prefeito David Almeida, indo deste a estrutura urbana até o residencial, ligando mobiliários de ponta a ponta.

David Almeida anunciou a entrega da obra para outubro, e ela fará parte das comemorações de aniversário da cidade de Manaus. A etapa que será inaugurada tem cerca de 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.

“A segunda etapa do parque, com a parte de concepção artística e área temática, foi licitada, a ordem de serviço assinada e os trabalhos estão iniciando pela construção dos mobiliários e elementos artísticos”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. O habitacional está dividido em três blocos distintos de 5 pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.