Manaus, 25/04/2024

Cidade

Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU na zona Rural de Manaus

Prefeitura irá ofertar serviço de inserção de DIU na zona Rural de Manaus
28/12/2022 16h10

O serviço de inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino) será ofertado pela Atenção Primária de forma inédita às mulheres que vivem na zona Rural de Manaus. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, na última terça-feira, 27/12, a implantação do serviço na Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Ephigênio Sales, localizada no quilômetro 42 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara).

A gerente de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Janiete Barbosa, informou que a inserção do dispositivo será iniciada em janeiro de 2023 e que a unidade terá, inicialmente, uma agenda prioritária para atender mulheres já rastreadas no território. O DIU de cobre é um método anticoncepcional de longa duração (até 10 anos) que não envolve a utilização de hormônios, com eficácia considerada superior aos demais contraceptivos.

“No momento, estamos implantando o serviço, organizando o fluxo de acolhimento das usuárias, o material e toda a estrutura necessária para que a equipe de saúde realize a inserção do DIU. Temos diversos médicos já capacitados para realizar o procedimento na rede, e esperamos ampliar a oferta do serviço para outras unidades da zona Rural ao longo do próximo ano”, disse a gerente.

Conforme Janiete, as mulheres interessadas em utilizar o método contraceptivo poderão buscar a unidade de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, portando RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS). Na ocasião, elas serão orientadas sobre as consultas e exames necessários para a inserção do DIU, e a data em que poderão retornar para realizar o procedimento.

A implantação do serviço na USFR Ephigênio Sales também contou com a participação da assistente social Neide Negreiros, técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa. “Essa ampliação é de extrema importância, pois facilitará o acesso das mulheres ao referido serviço, tendo em vista que essas usuárias não precisarão mais se deslocar até a zona urbana para serem atendidas”, relatou.

A chefe da Divisão, enfermeira Lúcia Freitas, explicou que a medida representa mais um avanço do município no cuidado com a saúde da mulher e o planejamento familiar.

“O objetivo principal dessas ações é contribuir com a redução da morbimortalidade materna, infantil e fetal, pois as mulheres poderão se prevenir de uma gravidez indesejada, principalmente se sua condição de saúde ainda representar uma possível gestação de risco. Então essa usuária é acolhida e orientada para que tenha sua segurança garantida no momento em que desejar engravidar”, pontuou Lúcia.

Ao longo do ano de 2022, de acordo com Lúcia, a Semsa desenvolveu diversas capacitações para habilitar os profissionais da rede a realizarem a inserção do Dispositivo Intrauterino, buscando ampliar o número de unidades que disponibilizam o serviço. Atualmente, 11 unidades da zona Urbana ofertam o serviço.

Veja a lista das unidades da Semsa que fazem inserção de DIU:

Zona Norte

– USF Armando Mendes (Rua Aragarças, s/nº, conjunto Manoa – Cidade Nova);

– USF Áugias Gadelha (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova) – a partir de 25/4;

Zona Leste

– USF Dr. José Avelino Pereira (Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Júnior – Cidade Nova);

Zona Sul

– USF Megumo Kado (Rua Inocêncio de Araújo, nº 51, Educandos);

– USF José Rayol dos Santos (Avenida Constantino Nery, s/nº, Chapada);

– UBS Theodomiro Garrido (Rua São José, s/nº, Colônia Oliveira Machado);

– Policlínica Castelo Branco (Rua do Comércio, s/nº, Parque Dez): atendimento prioritário para usuárias vinculadas à unidade;

Zona Oeste

– USF Deodato de Miranda Leão (Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória);

– USF Bairro da Paz (Avenida Esperança, nº 51, bairro da Paz);

– USF Ajuricaba (Avenida Leste, Alvorada);

– Ambulatório do Planejamento Familiar da Maternidade Moura Tapajóz (Avenida Brasil, nº 1.335, Compensa);

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.