Manaus, 18/05/2022

Cidade

Prefeitura promove ciclo de palestras sobre tipos de violência para guardas municipais

Prefeitura promove ciclo de palestras sobre tipos de violência para guardas municipais
09/04/2022 09h40

A Prefeitura de Manaus promove entre os dias 11 e 13/4, das 9h às 12h, no auditório da Casa Militar, na Compensa, zona Oeste, um ciclo de palestras direcionado a servidores da Guarda Municipal. Com o tema “Orientações Preventivas e de Intervenção: tipos de violência”, a capacitação terá duração total de 9 horas e irá abordar temáticas de violência interpessoal, institucional e estrutural; violência doméstica; e violência de gênero e homofobia.

 

O ciclo faz parte da programação, para o mês de abril, de capacitações organizadas pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

 

 

A diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra, explica que a gestão David Almeida, tem a finalidade de qualificar, cada vez mais, os servidores da prefeitura. “A capacitação contribui para a melhoria do trabalho oferecido pela prefeitura. Além disso, os servidores têm um ganho excepcional, que é o conhecimento. Hoje, o mercado de trabalho exige que o trabalhador esteja em contínuo aprendizado, e a Espi tem essa missão, que é capacitar e valorizar os servidores, sem nenhum custo para eles”, informa.

 

Capacitações

 

Ainda na segunda-feira, 11, a Espi dará início a outras três capacitações, nas temáticas de Comunicação e Linguagem, Qualidade e Eficiência na Gestão Pública e na de Informática.

 

Na área de Comunicação e Linguagem a Espi realizará a capacitação em “Libras Como Instrumento de Inclusão Social”, no nível básico. Será apresentado aos participantes da primeira turma, as noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a finalidade de facilitar a comunicação entre a população surda e os servidores ouvintes do atendimento ao público, contribuindo assim para um serviço de excelência à população, com inclusão social.

 

O treinamento atende a uma solicitação da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e faz parte do eixo de Comunicação e Linguagem. A finalidade é capacitar servidores que atuam no atendimento à população com deficiência auditiva nas unidades.

 

Na temática de Qualidade e Eficiência na Gestão Pública, terão início as aulas para a primeira turma da capacitação em “Gestão de Eventos”, para servidores da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), que atuam na produção e coordenação de eventos e turismo. O objetivo é qualificar o participante na realização de cada etapa do evento, como um conjunto de ações previamente planejadas e a lidar com imprevistos antes e durante os eventos, a fim de alcançar os resultados estabelecidos.

 

Na temática de Informática, a capacitação de Informática em nível intermediário atende à demanda sinalizada pelo Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC) para 2022 e contempla pessoas da comunidade – agentes públicos ou políticos – do bairro Presidente Vargas (popular Matinha), na zona Sul, que necessitam aperfeiçoar conhecimentos para utilizar ferramentas tecnológicas, com o objetivo de desenvolver habilidades práticas para preparação ao mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.