Manaus, 05/12/2022

Cidade

Prefeitura promove circuitos de saúde do homem na zona Sul de Manaus nesta sexta, 18/11

Prefeitura promove circuitos de saúde do homem na zona Sul de Manaus nesta sexta, 18/11
17/11/2022 19h40

Dois grandes circuitos de promoção à saúde do homem serão realizados pela Prefeitura de Manaus, nesta sexta-feira, 18/11, na zona Sul da capital. As atividades integram a programação da campanha Novembro Azul, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com intuito de estimular que a população masculina busque os serviços de saúde com mais frequência.

Das 8h às 16h, os homens terão acesso a uma série de serviços na Clínica da Família Doutor Antônio Reis, na rua São Lázaro, nº 10, bairro Betânia. No período das 9h às 13h, a intensificação será realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Almir Pedrosa, na rua Lagoa Verde, nº 1, Crespo.

“Será um momento de acolhimento dos homens que moram na nossa comunidade e também no entorno, para que eles atualizem seus exames, conversem com os profissionais médicos e enfermeiros e possam criar esse vínculo com a unidade de saúde. Sabemos que a maioria dos homens não tem o costume de buscar esses serviços e por isso estamos com diversos esforços para facilitar o acesso”, conta a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Bairro Betânia

A diretora da Clínica da Família Doutor Antônio Reis, Rejane Miranda, informa que o circuito terá início com o preparo dos usuários, com avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de pressão arterial e exame de glicemia.

No local, os homens poderão realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exames de pele, eletrocardiograma, agendamento para ultrassonografia e atualização do calendário vacinal, com imunizantes da rotina e contra a Covid-19. Os usuários também terão acesso a consultas com médicos, nutricionistas e enfermeiros.

“A consulta médica é prioritária para os homens abaixo de 50 anos, e a consulta de enfermagem, para aqueles com mais de 50 anos. Nesses atendimentos eles poderão levar exames para avaliação médica, solicitar a realização de outros exames, e atualizar a receita medicamentosa para hipertensos e diabéticos, por exemplo”, detalha.

Palestras educativas com foco na saúde do homem também serão ministradas ao longo do dia. Os usuários devem comparecer à unidade portando RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Bairro Crespo

A direção da USF Almir Pedrosa explica que no local também serão ofertadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de testes rápidos de ISTs e avaliação do Pé Diabético. A ação também disponibilizará exames laboratoriais, hemoglobina glicada, exame de pele e escarro e eletrocardiograma, entre outros.

Os usuários também serão beneficiados com ações educativas e atividades de bem-estar, como ventosaterapia, auriculoterapia, massagem e acupuntura.

Intensificação

Desde o início de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus estão intensificando a oferta de serviços voltados ao público masculino. Porém, o objetivo maior é sensibilizar esse público sobre a importância de seguir buscando os atendimentos médicos de prevenção durante todos os meses do ano.

Grandes ações estão sendo promovidas pela Semsa nos quatro sábados de novembro, em diferentes zonas da cidade, em meio às estratégias para captação desse público. A atividade já foi realizada nas zonas Leste e Norte, nos primeiros dois sábados deste mês.

No dia 19/11, a ação será concentrada na USF Leonor de Freitas, na avenida Brasil, bairro Compensa I, zona Oeste. No dia 26/11, será na USF Doutor José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.