Manaus, 19/05/2024

Cidade

PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CIDADANIA PARA MULHERES

PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE CIDADANIA PARA MULHERES
30/11/2018 22h00

Dando continuidade à programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres, aPrefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 30/11, uma Ação de Cidadania, na sede da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, no conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul.

 A ação foi realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e ofereceu vários serviços às mulheres, como emissão de Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, RG, inserção no Cadastro Único (CadÚnico), além de cadastro para emprego e atendimento psicossocial e jurídico.

 Segundo a subsecretária Socorro Sampaio, ações como essas são importantes para que mulheres possam resgatar sua dignidade. “Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, a ação de hoje possui o dever de cuidar e apoiar essas mulheres. Muitas delas que vieram aqui, estavam sem identidade há muito tempo ou não tinham uma carteira de trabalho e, agora, estão tendo todo o suporte necessário para a retirada de documentos”, afirmou.

 Foi o caso da dona de casa Ana Paula Queiroz, 42, que esteve na Ação de Cidadania para garantir a segunda via da carteira de identidade. “Estava sem identidade fazia dois anos, então é uma satisfação enorme participar de uma ação como essa, que transforma situações burocráticas como a retirada de documentos em algo acessível”, explicou.

 De janeiro a novembro de 2018, mais de 6.500 mulheres foram atendidas pela Subsecretaria de Políticas Afirmativas.  “Nosso trabalho é contínuo. Na Subsecretaria, essas mulheres encontram atendimento psicológico, orientação, acompanhamento e encaminhamento jurídico, por meio de uma equipe multidisciplinar. Além de serem oferecidos cursos de capacitação e encaminhamento delas para o mercado de trabalho”, destacou a subsecretária Socorro Sampaio.

 Ativismo

 Em todo o País, a campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres teve início no dia 20/11, e no restante do mundo, a iniciativa teve início no dia 25/11, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher e segue até dia 10/12, data em que foi proclamada a Declaração dos Direitos Humanos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X