Manaus, 06/10/2022

Cidade

Prefeitura realiza ação de sensibilização de enfrentamento à violência contra mulher nos terminais de ônibus de Manaus

Prefeitura realiza ação de sensibilização de enfrentamento à violência contra mulher nos terminais de ônibus de Manaus
16/08/2022 20h10

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta terça-feira, 16/8, uma ação de distribuição de materiais informativos alusivos à campanha “Manaus Por Elas” de enfrentamento à violência contra a mulher. As abordagens ocorreram simultaneamente nos terminais de integração 3 e 5, localizados nas zonas Norte e Leste, respectivamente.

 

“Em um período de conscientização tão importante em que vivemos, estar aqui nas ruas, especialmente nos espaços de maior movimentação, como os terminais, é de extrema importância para que possamos levar essas informações tão essenciais para a prevenção da violência e a proteção dessas mulheres a um público maior”, ressaltou a coordenadora do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), Eliane Domingues, enquanto distribuía informativos aos passageiros do terminal 3, no bairro Cidade Nova.

 

Enquanto esperava por seu ônibus com a pequena Sofia, a dona de casa Mônica Ramos Colares conversou com a equipe de abordagem. “É muito importante para nós, enquanto mulheres, que a cidade receba esse tipo de ação. Acho isso não apenas como mulher, mas como mãe, já que não acho que a cidade, hoje, seja um local seguro para a minha filha, infelizmente”, destacou.

 

A estudante do ensino médio Gabriela Arruda também foi uma das pessoas abordadas pela ação e, assim como Mônica, enfatizou o sentimento de insegurança vivido por ela e milhões de mulheres todos os dias.

 

“Ser mulher hoje em dia não é seguro em lugar nenhum, sabe? Por isso, acho sim que é muito importante que haja essa divulgação dos canais de denúncia e meios de se pedir ajuda, já que muitas não têm acesso a esse tipo de informação”, contou a jovem.

 

CRDM

 

O Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), localizado na rua Araxá, no conjunto Duque de Caxias, no bairro Flores, zona Centro-Sul, é um equipamento socioassistencial administrado pela Semasc, sendo responsável pelo atendimento social e psicológico, orientação, acompanhamento e encaminhamento jurídico de mulheres vítimas de violência.

 

“Acaba sendo, também, um momento ideal para que a população conheça um pouco mais acerca do nosso centro de referência e de todos os nossos serviços de acompanhamento a mulheres vítimas de violência”, concluiu Eliane Domingues, se referindo aos serviços de atendimento social e psicológico, orientação, acompanhamento e encaminhamento jurídico ofertados pelo CRDM.

 

Em 2021, o CRDM atendeu 3.430 mulheres, beneficiadas com as ações da subsecretaria, além da participação de 2.827 mulheres nas rodas de conversa promovidas nas Ações de Cidadania.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.