Manaus, 29/01/2023

Cidade

Prefeitura realiza culminância do projeto ‘English For Kids’ com certificação

Prefeitura realiza culminância do projeto ‘English For Kids’ com certificação
13/12/2022 13h20

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a culminância do projeto English For Kids (EFK), nesta terça-feira, 13/12, com professores e parceiros. A cerimônia aconteceu na biblioteca do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (Icbeu), localizado na avenida Joaquim Nabuco, Centro.

Durante a ação, foram certificados os professores participantes do projeto e os parceiros que cederam espaço, receberam estagiários e realizaram formações. Entre os parceiros estão o Icbeu, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Fundação Vitória Amazônica (FVA).

A coordenadora do EFK, professora Kátia Florêncio, explica que, em 2022, foram atendidos mais de 13 mil estudantes de todas as zonas da cidade.  “Tivemos um avanço. Isso significa que estamos dando oportunidade para mais crianças aprenderem um novo idioma. E, para 2023, nós vamos dar continuidade às ações para alcançar cada vez mais o ensino de uma língua estrangeira na escola pública”, completa Kátia.

O professor de letras em língua estrangeira da Ufam, Bruce Osborne, também recebeu um dos certificados pela colaboração ao projeto. Para ele, esse trabalho de parceria é importante para os dois lados, uma vez que fortalece a formação universitária, enquanto auxilia o trabalho das escolas municipais com esse intuito de oferecer o ensino da língua inglesa, abrindo um novo campo de estudo.

“Nosso curso não tem uma parte específica que lida com o ensino de crianças, então o ‘English For Kids’ supre essa lacuna na nossa educação. Para a Semed, realmente, acho que a contribuição da universidade sempre foi interessante pela mão de obra e pela formação”, acrescenta Bruce.

Outro certificado foi o professor Firmino de Medeiros Jorge, que atua há três meses no projeto, na escola municipal Francisco Maia, da zona Leste da cidade. Ele considera que o ‘English For Kids’ oferece possibilidades de melhorar a própria formação, além dos benefícios aos alunos.

“A participação do projeto é essencial para nossa capacitação em relação à forma e à dinâmica das aulas, isso também traz um benefício muito grande para os alunos. E essas formações só complementam aquilo que a gente mais precisa, que é a forma de metodologia, a dinamicidade. Claro que cada um tem uma forma de desenvolver as aulas, mas quando tem uma capacitação, isso ajuda muito no desenvolvimento do pessoal de cada um e profissional também”, finaliza.

Projeto English For Kids

 O “English For Kids” tem como objetivo o ensino da língua inglesa para os estudantes de educação infantil e anos iniciais matriculados nas escolas participantes, tanto na zona urbana quanto na rural e ribeirinha do município de Manaus. O programa existe desde 2013 e já atendeu aproximadamente 18 mil alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.