Manaus, 24/09/2022

Cidade

Prefeitura realiza palestras sobre educação no trânsito para cumpridores de penas alternativas

Prefeitura realiza palestras sobre educação no trânsito para cumpridores de penas alternativas
23/08/2022 20h10

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou na manhã desta terça-feira, 23/8, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), uma palestra sobre educação, além dos direitos e deveres no trânsito, para os cumpridores de suspensão condicional de processos da Vara de Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa).

 

O educador de Trânsito do IMMU, Werrison Freitas, ministrou a palestra e ressaltou a importância do respeito às normas de trânsito.

 

“Esta parceria entre a Vemepa e o IMMU tem o objetivo de conscientizar cidadãos que foram apenados, onde a situação em que eles se envolveram poderia ter sido diferente, caso tivessem refletido antes de praticar tal ação. Tudo isso é importante, porque, além de conscientização, esta palestra traz uma reflexão para que não se cometa o mesmo erro novamente”, afirmou Freitas.

 

A analista judiciária em Pedagogia da Coordenadoria Psicossocial Judiciária, Bianca Miranda Tribuzy, destacou que a palestra educativa de trânsito visa a reflexão dos direitos e deveres dos motoristas a fim de propiciar um trânsito mais seguro a todos.

 

“Sem dúvida, muitos acidentes acontecem por imprudência dos motoristas que insistem em desrespeitar as leis de trânsito. A maioria dos processos que chegam ao Judiciário estão relacionados à embriaguez ao volante. Precisamos quebrar a cultura de que beber e dirigir é normal, precisamos falar que se trata de um crime tipificado no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro que prevê penas de detenção, multa e suspensão do direito de dirigir. Quando alguém bebe e dirige coloca em perigo um número indeterminado de pessoas. A palestra visa levar informação e reflexão e, sem dúvida, a parceria com o IMMU tem propiciado essa reflexão”, frisou a analista.

 

Ainda de acordo com Bianca, a educação é uma importante ferramenta na mudança de comportamento.

 

A atividade faz parte de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Manaus e o TJAM, para estabelecer penas alternativas aos condutores encaminhados pela Vemepa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.