Manaus, 21/05/2024

Economia

PREFEITURA TRABALHA EMPREENDEDORISMO EM MANAUS E A COLOCA NO OITAVO LUGAR DO RANKING NACIONAL

PREFEITURA TRABALHA EMPREENDEDORISMO EM MANAUS E A COLOCA NO OITAVO LUGAR DO RANKING NACIONAL
24/02/2020 14h08

 

Considerada a capital mais empreendedora da região Norte e a oitava do país, Manaus criou uma forte política de empregabilidade na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. Desde 2013, a taxa de aproveitamento do Sine Manaus, por exemplo, saiu de 7% para 69%. E, a partir do programa “Manaus Mais Empreendedora”, diversas atividades foram criadas, sobretudo entre jovens e estudantes, para fomentar a cultura do empreendedorismo na cidade.

“Nossos alunos da rede municipal começam a ter noções de empreendedorismo ainda na sala de aula, porque tornamos esse um tema transversal nas nossas escolas”, destacou o prefeito, lembrando que no final do ano passado foram quase quatro mil alunos certificados pelo projeto “Empreendedorismo nas Escolas”, direcionado a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Paralelo a essas iniciativas, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) também investiu na realização de cursos, por meio do “Empreende Manaus” e do “Escritório do Empreendedor”. Somente nesta gestão, mais de 20 mil pessoas passaram pelas ações do departamento de Qualificação Profissional.

Inovação – Outra iniciativa inovadora foi a realização da primeira maratona tecnológica “Hackathon”, que teve a participação de 50 profissionais da área de programação, designers e outros temas ligados ao desenvolvimento de software, onde o objetivo foi desenvolver um software ou solução tecnológica que pudesse aprimorar os serviços na área da saúde e mobilidade urbana. O evento foi responsável por colocar Manaus no mapa do ecossistema de inovação do Brasil.

Meetups, work cafés e a participação em eventos do ecossistema inovador, como a Feira do Polo Digital de Manaus, Conferência Amazônia de Empreendedorismo e Inovação, entre outros, também foram estratégias adotadas para impulsionar as políticas públicas do município nessa área.

Empregabilidade – Os postos do Sine Manaus foram descentralizados e espalhados por diversas zonas da cidade, com os dois principais localizados na avenida Constantino Nery e dentro do Shopping Phelippe Daou, na zona Leste. No ano passado, o projeto “Sine Jovem” foi implantado com a missão de disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico, cujo propósito é disponibilizar qualificação profissional ao jovem que está em busca do primeiro emprego. Todas essas medidas foram responsáveis por encaminhar 7.292 pessoas para postos de trabalho, somente em 2019.

Com informações da assessoria 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X