O papa Francisco receberá o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Vaticano na semana que vem, de acordo com fontes oficiais nesta quinta-feira (23).
A audiência protocolar entre o pontífice e Fernández será realizada no Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano, e ocorrerá por ocasião do fim do mandato do presidente argentino, que deixará o cargo em 10 de dezembro após decidir não se candidatar à reeleição.
Nesse dia, o libertário Javier Milei, que venceu o segundo turno das eleições presidenciais no último domingo (19), assumirá o cargo de chefe de Estado no lugar de Fernández.
O pontífice conversou com o presidente eleito na terça (21) e o parabenizou pelo resultado da eleição. Por sua vez, Milei, que no passado descreveu o papa Francisco como o “representante do maligno na terra” e de estar politicamente “do lado das ditaduras sangrentas”, relaxou o tom e convidou o líder religioso a visitar a Argentina em um futuro próximo.
A possível visita da mais alta autoridade da Igreja Católica ao seu país de origem é um rumor que vem tomando forma nos últimos meses e pode ser formalizada em 2024.
O papa, de 86 anos, reconheceu que sua saúde está cada vez mais frágil e que viajar para fora de Roma não é mais “tão fácil para ele como era no início (de seu papado)”.
Nesta semana, a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner (2007-2015), que também é ex-presidente, estava programada para visitar o papa Francisco em uma viagem à Itália. A viagem não pôde ser realizada devido a mudanças na agenda, que foi interrompida pelo resultado da votação, na qual o candidato do partido governista, Sergio Massa, obteve 11,5 pontos percentuais a menos que seu oponente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X