A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, participa de uma missão junto a comunidades indígenas do Alto Solimões e do Vale do Javari, no Amazonas, nesta segunda-feira (20). Também participam da missão a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e o governador Wilson Lima.
Entre os objetivos da missão, estão a aproximação da Justiça a serviço das populações originárias e o reforço da presença do Estado na região. A área é palco dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.
A missão marcará o lançamento da segunda leva de traduções de cartazes com informações sobre audiências de custódia em quatro línguas indígenas – Tikuna, Marubo, Matis e Kanamari. Entre os assuntos abordados nos cartazes estão os direitos das pessoas presas.
A agenda também inclui diálogos com lideranças indígenas e encaminhamentos sobre o caso do assassinato de Bruno e Dom.
Haverá, ainda, a adesão do Judiciário amazonense ao Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos, assim como o lançamento do Escritório Social de Tabatinga, espaço multisserviços para atendimento a pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X