Manaus, 18/05/2022

Brasil

Presidente do TSE encerra série de reuniões com presidentes dos TREs

O vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, fala à imprensa, após a cerimônia de verificação de assinaturas do sistema de totalização dos votos.
O vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, fala à imprensa, após a cerimônia de verificação de assinaturas do sistema de totalização dos votos.
11/04/2022 14h40

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, encerrou hoje (11) uma série de quatro encontros com os tribunais regionais eleitorais (TREs), órgãos que auxiliam na realização das eleições.

Durante reunião com os presidentes dos tribunais das regiões Centro-Oeste e Sul, Fachin citou as medidas adotadas para reforçar a transparência do pleito, como aumento da quantidade de urna eletrônicas que serão submetidas às auditorias do sistema eleitoral, a disponibilização dos boletins de urna em tempo real, entre outras medidas.

No discurso de abertura, Edson Fachin destacou o trabalho conjunto da Justiça Eleitoral e disse que o respeito às regras do jogo e às instituições são essenciais no processo eleitoral democrático.

“Participar da organização das eleições é trabalho que ultrapassa a mera preparação dos atores e exige uma verdadeira articulação, mediante a assunção de tais objetivos como finalidades comuns de ação”, afirmou.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno, para a disputa presidencial e para os governos estaduais, será em 30 de outubro.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.