Manaus, 29/03/2024

Amazonas

Professora cria Instagram filosófico para alunos de rede pública

Professora cria Instagram filosófico para alunos de rede pública
03/03/2022 10h50

A professora Aldenize Nascimento, Mestre em Educação e Filosofia, criou o Projeto Inutilidades Filosóficas para alunos da Rede Pública com o objetivo de envolver os alunos em produções filosóficas de maneira criativa e unido a inovação tecnológica.

Mesmo tendo mais de 20 anos na docência, autora de livros e pesquisadora da UFAM, Aldenize resolveu inovar e trazer metodologias que pudessem fazer parte do cotidiano dos alunos da Escola Estadual Profa. Lecita Fonseca Ramos no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte.

O Projeto Inutilidades Filosóficas é um perfil no Instagram, criado em 2017, com o intuito de ser um repositório, uma ferramenta didática para as aulas, atividades e projetos relacionados aos Direitos Humanos e Cultura Digital, tendo como base as disciplinas de Filosofia e Sociologia, a fim de dinamizar as aulas e usar a linguagem midiática e multisemiótica no Novo Ensino Médio à partir da BNCC (competências especificas e suas tecnologias).

Os quadros do perfil abordam temas como enfrentamento à violência contra a mulher, debate sobre a cultura do estupro, machismo estrutural, Lei Maria da Penha, Lei Carolina D, entre outros. Além disso no quadro Vida em Vídeos os alunos ensinam e aprendem sobre assuntos do ENEM. O time de voluntários das lives e nos conteúdos produzidos conta com ex-alunos, advogados, policiais, psicólogos, antropólogos, economistas entre outros. Já foram cerca de 1.600 alunos impactados pelo projeto em 4 anos de atuação.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.