Manaus, 19/04/2024

Educação

Programa de monitoria e iniciação científica ajuda no desenvolvimento profissional 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
06/09/2021 12h31

Com o objetivo de despertar o interesse pela pesquisa, docência e ainda desenvolver talentos na área técnica, o Centro de Ensino Literatus passou a oferecer um programa de monitoria aos seus alunos. Durante cinco meses, os monitores participam da iniciativa e contam com vantagens que fazem toda a diferença na sua formação profissional.

“Nesse período, eles realizam uma série de atividades que trazem à tona conteúdos que já fizeram parte das aulas teóricas. Dessa maneira, os alunos absorvem e têm um maior entendimento sobre o assunto que é fundamental para a sua profissão”, disse a técnica de laboratório e responsável pelos monitores do Literatus, Lorena Nery.

Entre as atividades que fazem parte da rotina dos monitores está a produção de artigos científicos, auxílio aos docentes na apresentação de aulas práticas, além da gestão e auditoria dos laboratórios. Embora a iniciativa seja voltada para todas as áreas técnicas, atualmente participam do programa de monitoria do Literatus alunos dos cursos de indústria e saúde.

A aluna do curso Técnico em Enfermagem, Rayanne Aguiar Nogueira, conta que a principal motivação em participar do projeto foram as aulas práticas no laboratório. “Vi no programa uma oportunidade para ampliar meus conhecimentos na área de saúde, ajudar os professores e meus colegas nas aulas práticas. Tem sido gratificante essa experiência”, declara.

Todos os alunos selecionados no programa participaram de um processo seletivo, que incluiu quatro fases. A primeira é o período de inscrição, seguido por uma prova teórica, em que o aluno precisa comprovar os conhecimentos gerais do seu curso. Apenas quem acertar acima de 75% das questões é direcionado para a terceira etapa, em que novamente é submetido a uma prova teórica, porém, desta vez com equipamentos e materiais da área.

“Quem passa nesta fase, que tem como avaliadores eu e o consultor do curso, vai para a quarta fase, em que é analisado desde o histórico de notas até as disciplinas pré-requisitos. Estando tudo ok, ele é aprovado no processo”, revela a técnica Lorena Nery.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.