Manaus, 18/05/2024

Política

PROJETO DE LEI PROÍBE USO DE NOMES DE CONDENADOS PARA DENOMINAR ESPAÇOS PÚBLICOS

MANAUS, 10/12/18
VEREADOR HIRAM NICOLAU (PSD) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS.
FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM
MANAUS, 10/12/18 VEREADOR HIRAM NICOLAU (PSD) DISCURSANDO NO PLENARIO DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS. FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM
11/12/2018 13h00

É um resgate ao princípio da moralidade, que é uma das bases da administração pública. Esse foi um dos principais argumentos usados pelo vereador Hiram Nicolau para aprovação do Projeto de Lei 117/2018, de sua autoria, que veda a denominação de logradouros públicos quando os homenageados forem condenados por atos ilícitos contra a sociedade. O PL foi aprovado nesta segunda-feira (10/12) e segue agora para sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto (PSDB).

Hiram Nicolau disse que, normalmente, os logradouros públicos recebem nomes de pessoas que contribuíram para o bem comum. Logo, ele não considera justo denominar um logradouro com nomes de pessoas  que devem à Justiça, que tenham praticado algum tipo de irregularidade ou crime.

Pelo projeto de Lei, não é permitido que pessoas condenadas em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político por crimes contra a economia popular, fé pública, fazenda pública, administração pública e o patrimônio público, e também, crimes contra o meio ambiente e a saúde pública, patrimônio privado, o sistema financeiro, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismos e hediondos e de redução à condição análoga à de escravo, além de crimes contra a vida e a dignidade sexual, tráfico de influência e atividade que envolva exploração sexual, praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando, tenham seus nomes usados para denominar locais públicos, como praças, museus, ginásios ou monumentos, por exemplo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X