Manaus, 19/05/2024

Política

PROJETO DE LEI QUE INSTITUI DIA MUNICIPAL DO CUIDADOR DE IDOSO VAI À SANÇÃO DO EXECUTIVO

Cuidador de idoso Foto: AGUILAR ABECASSIS
Cuidador de idoso Foto: AGUILAR ABECASSIS
22/02/2019 12h45

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na última quarta-feira (20/02) o projeto de lei que institui no calendário oficial de Manaus o “Dia Municipal do Cuidador de Idoso”, a ser comemorado anualmente no dia 20 de março. O projeto 148/2018 de autoria do vereador Rosivaldo Cordovil (Podemos) foi encaminhado à sanção do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB).

De acordo com o vereador Rosivaldo Cordovil (Podemos) o projeto vai contribuir com a valorização do cuidador de idosos e divulgar o importante papel desenvolvido por esse profissional para a sociedade. “Os idosos precisam de uma atenção maior. A proposta é valorizar ainda mais as pessoas que cuidam deles”, disse.

Rosivaldo Cordovil ressalta que o envelhecimento da população brasileira está em ritmo acelerado, fazendo com que a profissão de cuidador de idoso, tenha sido um das que mais cresceu no país, na última década, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apontam que o número de idosos vem crescendo no estado do Amazonas. Subiu 3,5% de 2005 para 2015. Eles representam 8,8% da população atual do estado, o equivalente a mais de 347 mil.

Os dados reforçam a necessidade de uma preocupação cada vez maior nos cuidados com as pessoas idosas. A coordenadora do curso de cuidador de idoso, da Fundação Doutor Thomas, a gerontóloga Maria da Luz Abreu, explica que a principal função do cuidador é participar das atividades do dia a dia do idoso. “Acompanhar nos passeios e saídas para consultas medicas, dar a medicação na hora certa, fazer e servir suas refeições. Cuidar do bem-estar geral do idoso”, afirma.

De acordo com Maria da Luz, para ser cuidador de idoso, a pessoa precisa ter uma formação específica, “porque não é de qualquer forma que se cuida de uma pessoa idosa”, ressalta. Ela explica que existem métodos e maneiras de cuidar dos idosos e cita o tratamento que deve ser dado no momento da locomoção. “Não é preciso força, mas sim respeitando suas limitações”, ensina.

A coordenadora parabeniza o vereador Rosivaldo Cordovil pela iniciativa e reforça que o cuidador de idosos deve sim ser valorizado e respeitado, pois ele tem uma grande responsabilidade. “O Projeto é maravilhoso, o cuidador de idoso vai se sentir valorizado. O cuidar é um trabalho árduo e nem sempre valorizado. Ele vai se sentir mais feliz, porque está sendo visto. Muitas vezes o cuidador também precisa ser cuidado”, avalia Maria Luz.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X