Manaus, 29/11/2022

Cidade

Projeto de mapeamento da cidade chega em sua fase final

Projeto de mapeamento da cidade chega em sua fase final
25/11/2022 12h30

Com aproximadamente 85% das ações concluídas, o programa “Mapa de Manaus”, da Prefeitura de Manaus, segue na sua terceira e última etapa, que consiste na atualização da base do cadastro imobiliário municipal. Após as visitas em campo, bairro a bairro, os proprietários de imóveis onde foram identificadas atualizações, quer seja de titularidade ou de área, já estão recebendo as cartas com os dados levantados durante as três etapas do projeto.

 

De acordo com o coordenador do programa “Mapa de Manaus”, o diretor em exercício do Departamento de Cadastro da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Paulo Rodrigues, há mais de 10 anos a base do cadastro imobiliário municipal não passava por uma ampla atualização. Como resultado das ações, mais de 115 mil cartas já foram enviadas no primeiro semestre deste ano. Nessa atual fase, a Prefeitura de Manaus remeteu mais 210 mil cartas de atualização.

 

Ao receber a carta com as atualizações, Rodrigues orienta que o cidadão confira seus dados. Caso haja discordância, o titular do imóvel pode acessar o site do projeto (www.mapademanaus.org) e formalizar a sua contestação. O sistema é simples e intuitivo, basta que o cidadão informe no formulário eletrônico o código de acesso localizado no cabeçalho da carta, próximo ao QR Code, e a matrícula do imóvel e seguir os passos, incluindo no anexo algum documento que comprove os dados informados”, explicou.

 

O contribuinte poderá pedir auxílio ou informações pelo telefone (92) 98421-7829, que funciona também como whatsapp.

 

Etapas

 

Os dados obtidos por meio do programa “Mapa de Manaus” foram coletados com auxílio de tecnologias de Geoprocessamento, por meio de imagens aéreas métricas, perfilamento a laser, varredura por mapeamento móvel terrestre em 360° e vistorias em campo.

 

Com a conclusão do projeto, a Prefeitura de Manaus terá uma poderosa ferramenta de planejamento e gestão do município. Os gestores municipais terão em mãos informações para medições e cálculos eficientes, que contribuirão para a elaboração de projetos de engenharia, urbanismo, meio ambiente, trânsito, entre outros.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.