PROJETO ‘MUNDO DE SOFIA’ TEM ESPETÁCULOS E OFICINAS EM ABRIL E MAIO

Espetáculo Foto: Divulgação

Mostrando as diversas faces do universo da palhaçaria, o projeto “Mundo de Sofia” contemplado no edital de Conexões Culturais de 2017, da Prefeitura de Manaus, realizará no último fim de semana de abril e em maio, oficinas e uma série de apresentações em cinco escolas municipais da capital.

A programação inicia nos dias 26 e 27 de abril, no Teatro Chaminé, situado na avenida Lourenço da Silva Braga, Centro, com a realização da oficina de “Iniciação a Linguagem do Palhaço – A coragem de fracassar”.

Segundo Ana Oliveira, idealizadora do projeto, a oficina é direcionada para o público em geral que esteja interessado em conhecer a historia do palhaço, indo além das referências comuns e ainda experimentando toda a linguagem da palhaçaria de maneira empírica.

“Qualquer curioso que queira saber o que é ser palhaço, vai saber que ele é muito além das referências que as pessoas costumam ter, como por exemplo, um animador de festa ou de circo. A gente vai mergulhar um pouco na pesquisa do palhaço pessoal e também compartilhar a pesquisa que fiz em Campinas, no interior de São Paulo, com um dos precurssores do estudo da palhaçaria do Brasil, Ricardo Pucceti” disse Ana.

As atividades na oficina serão realizadas em dois horários diferentes, sendo na sexta-feira, 26/4, das 14h às 17h e no sábado, 27/4, das 9h às 12h. Serão disponibilizadas 15 vagas para a inscrição, que deve ser realizada por meio  do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedIYhCZSQ1JlYImvfz7BQlrPZQCZkxbcNlaGTFCkwtAnDZjA/viewform.

Espetáculo

O espetáculo “Mundo de Sofia” movimentou-se a partir da vontade de dar voz e cor às pessoas que normalmente são invisibilizadas na sociedade, trazendo à cena uma palhaça faxineira, desentupidora de privadas. “Acompanhamos a jornada de trabalho e devaneios dessa figura e demos um olhar leve e divertido a ele”, comentou Ana.

O espetáculo conta com a direção de Ricardo Pucceti. Ator, palhaço, pesquisador, orientador de atores e diretor, Pucceti é um dos promissores da área teatral e palhaçaria no Brasil, e está à frente da coordenação artística do Lume teatro, núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp, em Campinas, interior de São Paulo.

Apresentações

Com duração de 55 minutos e classificação livre, o espetáculo “Mundo de Sofia” será apresentado em cinco escolas da rede pública municipal nas zonas Norte, Leste e Centro-Oeste da capital, com duas apresentações no dia, sendo uma em cada turno.

“Essa contrapartida é um trabalho de formação de público, de aproximar as crianças e a escola das produções culturais locais. Tentar criar essa ponte, para que desde cedo as crianças tenham contato com o teatro, com as linguagens artísticas e possam crescer, além de cidadãos melhores, mais sensíveis e mais consumidores da arte”, ressaltou Ana.

A estreia oficial do espetáculo “Mundo de Sofia” está programada para o mês de junho, com data e local ainda a serem definidos pela organização.

Programação:

Oficina Iniciação à Linguagem do Palhaço – A coragem de Fracassar

Onde –  Teatro Chaminé – Avenida Lourenço da Silva Braga, s/n, Centro

Quando –  26 e 27 de abril

Inscrições – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSedIYhCZSQ1JlYImvfz7BQlrPZQCZkxbcNlaGTFCkwtAnDZjA/viewform.

Quanto –  Gratuito

 

Apresentações nas escolas municipais:

Data – 9/5 (quinta-feira)

Local –  CMEI Profº Dr. Félix Valois  Coelho (Avenida Margarita, s/n- Cidade Nova)

Horário –  9h/15h

Data – 14/5 (terça feira)

Local – CEMEI Poeta Alcides Werk (Rua Aurora, s/n – Loteamento Rio Piorini)

Horário –  10h/14h30

Data – 15/5 (quarta-feira)

Local – E.M Prof. Rosina Araújo Moura (R. XII 119- Cidade Nova)

Horário – 9h/15h

Data – 16/5 (quinta-feira)

Local – E.M Jorge de Resende Sobrinho (R Nova Esperança, nº5 – Tancredo Neves).

Horário – 9h30/15h30

Data – 22/5 (quarta-feira)

Local – E.M João Paulo II (Es. do Puraquequara, KM 5 – Ramal Chico s/n)

Horário – 9h30/15h