Manaus, 05/07/2022

Política

PROJETO TORNA OBRIGATÓRIA DIVULGAÇÃO DE LISTA DE MEDICAMENTOS GRATUITOS NO SUS

Distribuição de medicamentos e material hospitalar pelo SUS. Foto:  (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Distribuição de medicamentos e material hospitalar pelo SUS. Foto: (Fernando Frazão/Agência Brasil)
02/10/2018 14h00

Proposta em análise na Câmara dos Deputados torna obrigatória a divulgação ao público da lista de medicamentos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo texto, a listagem deverá ser afixada em local de fácil acesso e ampla visibilidade e, quando possível, nos sites de estabelecimentos que comercializam medicamentos. O envio e a atualização da lista de medicamentos gratuitos para divulgação será, pela proposta, responsabilidade do SUS.

A obrigatoriedade prevista no Projeto de Lei 10234/18, do deputado Victor Mendes (MDB-MA), não se aplica a hospitais, unidades de pronto-atendimento, centros médicos e estabelecimentos congêneres públicos ou particulares.

“Embora a saúde seja um direito de todos e dever do Estado, verifica-se constantemente que diversos cidadãos não têm acesso a medicamentos distribuídos gratuitamente, principalmente por desinformação”, disse o deputado.

O descumprimento da medida sujeita o infrator a advertência e multa, que será aplicada em dobro no caso de reincidência.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: “Agência do Câmara Notícias”

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.