Manaus, 18/05/2024

Política

QUASE 3 MIL OCORRÊNCIAS DE ASSALTOS E FURTOS SÃO REGISTRADAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE MANAUS

Arthur Virgílio Neto decreta Estado de Emergência e vai denunciar violência a organismos internacionais. Foto: Lucas Silva/Semcom
Arthur Virgílio Neto decreta Estado de Emergência e vai denunciar violência a organismos internacionais. Foto: Lucas Silva/Semcom
28/10/2018 14h05

As unidades de saúde, educação, assistência social e do transporte coletivo do município sofreram, de janeiro a setembro deste ano, 2.981 ocorrências, entre furtos, roubos, atos de vandalismo e assaltos à mão armada, inclusive com reféns. O número consta no Relatório Circunstanciado da Prefeitura de Manaus, elaborado pela Casa Civil municipal, previsto no Decreto de Situação de Emergência na Área de Segurança Pública, publicado em setembro, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

“O que mais me choca é saber que são quase 3 mil ocorrências registradas em órgãos da prefeitura e nenhuma no Estado. Isso demonstra no mínimo a falta de parceria e o desleixo com o povo de Manaus. Quem sofre é o povo de Manaus, sejam os servidores, que ficam sem condições de continuar atendendo à população, ou seja as pessoas que buscam pelos nossos serviços. Todos ficam aterrorizados”, lamentou o prefeito.

Os atos de violência têm impactado em prejuízos materiais, de atendimento à população e até na saúde de servidores e de usuários. Somente na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foram, aproximadamente, 8.560 cancelamentos, reagendamentos e redistribuição de consultas ou exames.

No transporte coletivo, foram 1.854 ocorrências de assaltos a ônibus no período. Os prejuízos ultrapassam os R$ 400 mil, conforme dados das empresas concessionárias do sistema. Quanto às escolas, foram registradas 87 ocorrências de assaltos, furtos e vandalismo.

O Relatório Circunstanciado será encaminhado aos ministérios públicos do Estado do Amazonas (MPE-AM) e Federal (MPF), dentre outros órgãos, para que providências sejam tomadas.

Casos recentes

Em menos de 24h, foram três ocorrências na última sexta-feira, 26/10, em unidades de saúde do município. O prefeito Arthur Neto visitou, na noite de sexta, à Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, alvo da ação de criminosos que invadiram o local à mão armada, rendendo as pessoas presentes e roubando seus aparelhos celulares.

Mais cedo, a UBS N41, na Cidade Nova, zona Norte, e a UBS Mansour Bulbol, no Alvorada, na zona Oeste, também foram alvos de ações de roubos e furtos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X