Duas semanas após anunciar Spike, um Chihuahua de 23 anos dos EUA, como o cachorro mais velho do mundo, o Guinness World Records recebeu evidências que coroam Bobi como o cachorro mais velho não só do mundo, mas de todos os tempos.
O Rafeiro do Alentejo Bobi tem 30 anos e vive com sua família em uma aldeia rural de Leiria, em Portugal.
O cão mais velho de todos os tempos, Bluey (1910-1939), era um Pastor-australiano que viveu até os 29 anos e 5 meses de idade, agora desbancado pelo cão português.
Em 1992, Bobi foi inscrito no Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria e no SIAC, um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo português, o que confirmou a data de seu nascimento.
“Infelizmente, nessa altura era considerado normal pelas pessoas mais velhas que não podiam ter mais animais em casa […] enterrar os animais numa toca para que não sobrevivessem”, explicou Leonel.
Escondido entre as madeiras de um galpão, Bobi acabou escapando do desfecho de seus irmãos e cresceu.
Quanto à sua alimentação, Leonel afirma que Bobi sempre comeu “comida humana”.
O cão português Bobi. Reprodução/Guinness World Records
“O que a gente comia, eles comiam também”, disse Leonel. Ele acredita que isso contribuiu muito para a longevidade do animal.
“Nunca pensei em registrar o Bobi para bater o recorde porque, felizmente, nossos animais sempre duraram muitos anos”, explicou.
Leonel disse que a mãe de Bobi viveu até os 18 anos e outro de seus cachorros viveu até os 22.
“Vemos situações como essa como um resultado normal da vida que eles levam, mas Bobi é único.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X